Your browser doesn't support javascript.

BVS Integralidade em Saúde

Informação e Conhecimento para a Saúde

Home > Pesquisa > ()
XML
Imprimir Exportar

Formato de exportação:

Exportar

Email
Adicionar mais destinatários
| |

Sala de parto: condições de trabalho ehumanização da assistência / Delivery room: working conditions and assistance humanization

Dodou, Hilana Dayana; Sousa, Albertina Antonielly Sydney de; Barbosa, Eryjosy Marculino Guerreiro; Rodrigues, Dafne Paiva.
Cad. saúde colet., (Rio J.) ; 25(3): 332-338, 2017.
Artigo em Português | BVS Integralidade, FIOCRUZ | ID: int-5224

Introdução:

O ambiente do trabalho em saúde compreende espaço físico, tecnologias, equipamentos, materiais, condições de trabalho,seres humanos e relacionamentos interpessoais.

Objetivo:

Conhecer a percepção de profissionais da saúde sobre o ambiente de trabalho da sala de parto e sua interface com a humanização da assistência.

Métodos:

Pesquisa exploratório-descritiva, qualitativa, realizada em uma maternidade pública de Fortaleza, no Ceará, em novembro e dezembro de 2012. Os dados foram coletados por meio de entrevista semi estruturada e analisados segundo a técnica de análise de conteúdo de Bardin.

Resultados:

A categoria“Condições de trabalho na sala de parto” revelou as condições favoráveis (integração da equipe, competência dos profissionais e filosofia da instituição) e inadequadas de trabalho (estrutura física deficiente, falta de materiais e manutenção de equipamentos).

Conclusão:

Necessita-se de reorganização do serviço para melhorar as condições de trabalho, a qualidade da assistência à parturiente e o bem-estar dos trabalhadores (AU)
Biblioteca responsável: BR433.1
Localização: BR433.1