Your browser doesn't support javascript.

BVS Integralidade em Saúde

Informação e Conhecimento para a Saúde

Home > Pesquisa > ()
XML
Imprimir Exportar

Formato de exportação:

Exportar

Email
Adicionar mais destinatários
| |

Arranjos de governança da assistência especializada nas regiões de saúde do Brasil / Governance arrangements for specialized assistance in health regions in Brazil

Lima, Luciana Dias de; Scatena, João Henrique Gurtler; Albuquerque, Mariana Vercesi; Olveira, Ricardo Antunes Dantas de; Martinelli, Nereide Lucia; Pereira, Adelyne Maria Mendes.
Rev. bras. saúde matern. infant ; 17(Suppl. 1): S121-S133, 2017. tab
Artigo em Português | BVS Integralidade, FIOCRUZ | ID: int-5431

Objetivos:

analisar os arranjos de governança regional da assistência especializada noSUS.

Métodos:

foram realizados estudos de caso que incluíram sete regiões de saúde no território brasileiro, envolvendo a sistematização de dados secundários e a realização de 128 entrevistas com dirigentes do SUS (2015-2016). A análise foi feita em perspectiva comparada, considerando a participação pública e privada; a concentração da assistência; as relações de poder e os conflitos regionais.

Resultados:

a provisão e a despesa pública foram elevadas na Média Complexidade e a privada na Alta. Os municípios foram os principais responsáveis pela provisão pública, sendo que a assistência especializada se mostrou fortemente concentrada nos municípios polo. O grau de influência dos prestadores nas decisões de saúde foi alto, e a oferta considerada insuficiente e inadequada em relação aos serviços e profissionais médicos. Os conflitos se evidenciaram nas relações intergovernamentais e público-privadas.

Conclusões:

a diversidade de atores e arranjos multiníveis, híbridos e polarizados –caracterizam a governança na regionalização do SUS, sendo esta condicionada pelo contexto de escassez e a desigualdade na distribuição de serviços (AU)
Biblioteca responsável: BR433.1
Localização: BR433.1