Your browser doesn't support javascript.

BVS Integralidade em Saúde

Informação e Conhecimento para a Saúde

Home > Pesquisa > ()
XML
Imprimir Exportar

Formato de exportação:

Exportar

Email
Adicionar mais destinatários
| |

Regionalização da vigilância em saúde: uma proposta de avaliação dedesempenho em uma região de saúde no Brasil / Regionalization of health surveillance: a performance evaluation proposal in a health region in Brazil

Albuquerque,, Ana Coelho de; Cesse, Eduarda Ângela Pessoa; Felisberto, Eronildo; Samico, Isabella; Uchimura, Liza Yurie Teruya; Estima, Nathalie.
Rev. bras. saúde matern. infant ; 17(Suppl. 1): S135-S151, 2017. graf, tab
Artigo em Português | BVS Integralidade, FIOCRUZ | ID: int-5432

Objetivos:

avaliar o desempenho da regionalização da Vigilância em Saúde (VS) em uma região do Estado de São Paulo.

Métodos:

estudo quantitativo e transversal, realizado na V Diretoria Regional de Saúde da Secretaria de Saúde do Estado de São Paulo. Foi desenvolvido um questionário estruturado, a partir das três dimensões da pesquisa (Política, Estrutura e Organização). Utilizou-se como tendência central o escore médio (EM) e para cada dimensão e atributo foram construídos índices sintéticos. Foram atribuídos três pontos de corte para avaliação do desempenho valores iguais ou abaixo de 4,99 foram considerados insatisfatórios; entre 5,00 e 6,99, intermediários; e iguais ou acima de 7,00 satisfatórios.

Resultados:

o desempenho da regionalização da VS foi considerado satisfatório, com destaque para a dimensão ‘Política (EM 8,51) e ‘Organização (EM 8,18). A ‘Estrutura obteve desempenho intermediário (EM 6,78). A metodologia proposta mostrou-se apropriada para avaliar o desempenho da regionalização da VS, porque permitiu identificar suas potencialidades e fragilidades.

Conclusões:

apesar da regionalização ser um processo em curso, faz-se necessário o estabelecimento de um projeto político que a assuma efetivamente como estratégia para a reorganização da atenção à saúde no Brasil (AU)
Biblioteca responsável: BR433.1
Localização: BR433.1