Your browser doesn't support javascript.

BVS Integralidade em Saúde

Informação e Conhecimento para a Saúde

Home > Pesquisa > ()
XML
Imprimir Exportar

Formato de exportação:

Exportar

Email
Adicionar mais destinatários
| |

Mensuração de desigualdades sociais em saúde: conceitos e abordagens metodológicas no contexto brasileiro / Medición de las desigualdades sociales en salud: conceptos y abordajes metodológicos en el contexto brasilero / Measurement of social inequalities in health: concepts and methodological approaches in the Brazilian context

Silva, Inácio Crochemore Mohnson da; Restrepo-Mendez, Maria Clara; Costa, Janaína Calu; Ewerling, Fernanda; Hellwig, Franciele; Ferreira, Leonardo Zanini; Ruas, Luis Paulo Vidaletti; Joseph, Gary; Barros, Alusísio J. D..
Epidemiol. serv. saúde ; 27(1): 1-12, 2018. tab, graf
Artigo em Português | BVS Integralidade, FIOCRUZ | ID: int-5496
O objetivo deste artigo é apresentar os principais métodos de mensuração e monitoramento das desigualdades sociais em saúde e ilustrar suas aplicações. Foram revisadas as medidas mais frequentemente empregadas na literatura. Dados de cobertura e qualidade do cuidado pré-natal no Brasil, provenientes da Pesquisa Nacional de Demografia e Saúde da Criança e da Mulher (PNDS-2006) e da Pesquisa Nacional de Saúde (PNS-2013), foram utilizados para exemplificar as aplicações. Medidas de desigualdade absoluta e relativa foram apresentadas, destacando-se sua complementaridade. Apesar dos avanços evidenciados nos indicadores nacionais de pré-natal, importantes desigualdades foram identificadas entre subgrupos da população, sem que houvesse redução da magnitude dessas diferenças no período estudado. O Brasil apresenta importantes desigualdades sociais, que ainda se refletem em persistentes desigualdades em saúde. A descrição e monitoramento dessas desigualdades são fundamentais para o direcionamento de políticas de saúde, com foco em grupos mais vulneráveis que vêm sendo deixados para trás (AU)
Biblioteca responsável: BR433.1
Localização: BR433.1