Your browser doesn't support javascript.

BVS Integralidade em Saúde

Informação e Conhecimento para a Saúde

Home > Pesquisa > ()
XML
Imprimir Exportar

Formato de exportação:

Exportar

Email
Adicionar mais destinatários
| |

Tuberculose no Brasil: relação entre porte populacional, estrutura e processo / Tuberculosis in Brazil: the relationship between population size, structure and process / Tuberculosis en Brasil: relación entre el tamaño de la población, la estructura y el proceso

Coêlho, Ardigleusa Alves; Souza, Marize Barros de; Costa, Nilma Dias Leão; Piuvezam, Grasiela; Arcêncio, Ricardo Alexandre; Uchôa, Severina Alice da Costa.
Rev. enferm. UERJ ; 25jan.-dez. 2017. tab
Artigo em Português | BVS Integralidade, FIOCRUZ | ID: int-5559

Objetivo:

avaliar a relação entre porte populacional dos municípios e as características de estrutura e processo de cuidado da atenção primária em tuberculose no Brasil.

Método:

estudo transversal. Participaram 12.656 profissionais de equipes da Estratégia de Saúde da Família, , submetidas à Avaliação Externa do Programa de Melhoria do Acesso e da Qualidade da Atenção Básica, onde houve atendimento de casos de tuberculose. Utilizou-se a análise do Qui-quadrado e teste de Kruskal Wallis para verificar a associação entre as variáveis e o porte dos municípios. A pesquisa foi aprovada pelo Comitê de Ética em Pesquisa sob número 21904.

Resultados:

observa-se diferença significativa (p<0,001) entre o acesso, a coordenação do cuidado, a qualidade técnica da atenção à tuberculose e o porte do município

Conclusão:

as características de estrutura e processo do cuidado no controle da tuberculose estão relacionadas ao porte populacional do município.
Biblioteca responsável: BR1366.1