Your browser doesn't support javascript.

BVS Integralidade em Saúde

Informação e Conhecimento para a Saúde

Home > Pesquisa > ()
XML
Imprimir Exportar

Formato de exportação:

Exportar

Email
Adicionar mais destinatários
| |

O cuidado em saúde mental na atenção básica: uma cartografia / Mental health care in primary care: a cartography / El cuidado en salud mental en la atención básica: una cartografía

Santana, Taís Fernanda Maimoni Contieri; Pereira, Maria Alice Ornellas.
Rev. enferm. UERJ ; 26jan.-dez. 2018. ilus
Artigo em Português | BVS Integralidade, FIOCRUZ | ID: int-5562

Objetivo:

cartografar o cotidiano do cuidado ao portador de transtorno psíquico, tendo como sujeitos os profissionais de uma unidade de saúde da família, bem como os de um núcleo de apoio à saúde da família.

Método:

investigação de natureza qualitativa, com participação de nove profissionais, do noroeste paulista em meados de 2013. Utilizou-se para coleta de dados o estudo de caso, o diário de campo, a entrevista semi-estruturada e o fluxograma analisador. O projeto foi aprovado por Comitê de Ética em Pesquisa.

Resultados:

foram apreendidos e estruturados em três territórios, sendo, neste estudo, apresentado o território do fazer; evidenciaram-se dificuldades à possibilidade da reversão do cuidado, este embasado, ainda, no modelo médico hegemônico.

Conclusão:

houve entraves para a efetivação do vínculo, da responsabilização e do comprometimento desses profissionais para vislumbrarem avanços no cotidiano das práticas em saúde mental, o que dificulta a reabilitação psicossocial.
Biblioteca responsável: BR1366.1