Investigating the relationship between hemodynamicand metabolic parameters in portal triade occlusion
Rev. para. med
; 18(2): 7-11, abr.-jun. 2004. graf
Article
em En
| LILACS
| ID: lil-392190
Biblioteca responsável:
BR3.1
RESUMO
Introdução:
a isquemia hepática induzida pela oclusão da tríade portal tem sido amplamente utilizada em diversas situações clínicas tais como procedimentos cirúrgicos para tratamento de lesões por trauma, tumor e transplantes. Esta manobra representa o procedimento padrão para reduzir o risco de hemorragia durante a cirurgia do fígado. Entretanto, este benefício pode ser minimizado pelos efeitos adversos da isquemia e reperfusão do órgão e pela acentuada estase venosa esplâncnica.Objetivo:
verificar se, em ratos submetidos à isquemia e reperfusão hepática, as variáveis hemodinâmicas e metabólicas estão "matematicamente" associadas.Método:
oito ratos Wistar; adultos e machos, foram submetidos à oclusão da tríade portal por um período de 15 minutos seguida de 60 minutos de reperfusão. Na análise de correlação entre as diversas variáveis utilizou-se o modelo estatístico de regressão linear pelo coeficiente de Pearson (valor r) e coeficiente de determinação (R²). As diferenças foram consideradas significantes com p<0,05 e -0,50> r> 0,50.Resultados:
verificou-se uma relação diretamente proporcional da pressão arterial media com o índice cardíaco (r=0,57), com o déficit de base (r=0,70) e com o hematócrito (r=0,63). O pH do sangue arterial foi diretamente associado com o déficit de base (r=0,59), inversamente com a pCO2 (r=-0,50) e com o lactato sérico (r=-0,57). O bicarbonato esteve diretamente associado com a pCO2 (r=0,62) e com o lactato (r=0,77), o qual foi inversamente proporcional com o déficit de base (r=-0,72).Conclusão:
em ratos submetidos à manobra de Pringle por um período de 15 minutos, diversas variáveis hemodinâmicas e metabólicas estão "matematicamente" associadas com forte correlação entre si
Buscar no Google
Base de dados:
LILACS
Assunto principal:
Isquemia
/
Fígado
Limite:
Animals
Idioma:
En
Revista:
Rev. para. med
Assunto da revista:
MEDICINA
Ano de publicação:
2004
Tipo de documento:
Article
País de afiliação:
Brasil