Your browser doesn't support javascript.

BVS Integralidade em Saúde

Informação e Conhecimento para a Saúde

Home > Pesquisa > ()
XML
Imprimir Exportar

Formato de exportação:

Exportar

Email
Adicionar mais destinatários
| |

Efeito bifidogênico do frutooligossacarídeo na microbiota intestinal de pacientes com neoplasia hematológica / Bifidogenic effect of fructooligosaccharides in the intestinal flora of patients with hematological neoplasia

Búrigo, Telma; Fagundes, Regina Lúcia Martins; Trindade, Erasmo Benicio Santos de Moraes; Vasconcelos, Helena Cristina Ferreira Franz.
Rev. nutr ; 20(5): 491-497, set.-out. 2007. graf, tab
Artigo em Português | LILACS | ID: lil-472311

OBJETIVO:

Verificar o efeito bifidogênico do frutooligossacarídeo nos pacientes com neoplasias hematológicas submetidos a quimioterapia.

MÉTODOS:

Trata-se de um estudo clínico randomizado duplo cego, desenvolvido na Unidade de Transplante de Medula Óssea do Centro de Pesquisas Oncológicas de Florianópolis, o qual envolve 25 pacientes divididos em 2 grupos que receberam, por 15 dias, 12g de frutooligossacarídeo (n=14) ou placebo (maltodextrina) (n=11). Foram avaliados a quantidade de bifidobactérias e os valores de pH fecal antes e após a suplementação.

RESULTADOS:

Observou-se na população estudada o predomínio do sexo masculino (72 por cento) e a idade média de 34 anos. O grupo suplementado apresentou um aumento significante na quantidade de bifidobactérias (p<0,05) e o pH fecal não foi alterado em nenhum dos grupos.

CONCLUSÃO:

Verificou-se que a suplementação aumentou a quantidade de bifidobactérias, interferindo na composição da microbiota intestinal, e que não houve alteração do pH fecal.
Biblioteca responsável: BR13.3