Your browser doesn't support javascript.

BVS Integralidade em Saúde

Informação e Conhecimento para a Saúde

Home > Pesquisa > ()
XML
Imprimir Exportar

Formato de exportação:

Exportar

Email
Adicionar mais destinatários
| |

Percepção e expressão de sintomas depressivos em três grupos culturais catarinenses: açorianos, italianos e alemães / Perceptions of the symptoms of depression between members of three ethnic communities in Santa Catarina: azoreans, italians and germans

Lin, Jaime; Peruchi, Mirella M; Souza, Luciana Hammes de; Furlanetto, Leticia M; Langdon, Esther Jean.
J. bras. psiquiatr ; 57(1): 2-8, 2008. tab
Artigo em Português | LILACS | ID: lil-485725

OBJETIVOS:

Comparar a percepção da depressão, incluindo a percepção dos sintomas e dos tratamentos considerados apropriados, pelos membros de três grupos étnicos (descendentes de açorianos, italianos e alemães residentes em Santa Catarina, Estado da Região Sul do Brasil), assim como a expressão de depressão por meio do Inventário Beck de Depressão nestes grupos.

METÓDO:

Em um estudo transversal, com uma parte quantitativa e uma qualitativa, foram avaliados 60 indivíduos, sendo 20 de cada uma das comunidades étnicas escolhidas açoriana, italiana e alemã. Realizou-se uma entrevista semi-aberta, tendo como questões orientadoras Para você, o que é depressão?; O que pessoas deprimidas devem fazer?; e Qual atividade de lazer você mais gosta de fazer? Depois, foi aplicado o Inventário Beck de Depressão (BDI). Os escores do BDI (subescalas cognitiva-afetiva e somática) foram comparados entre os diferentes grupos por meio do método ANOVA. No estudo qualitativo, verificaram-se as percepções compartilhadas no discurso dos indivíduos de cada grupo, quanto à depressão e seu tratamento.

RESULTADOS:

Os principais sintomas relatados por descendência foram irritabilidade (açorianos), autopunição (italianos) e falta de energia (alemães). Não houve diferença estatisticamente significativa quanto à freqüência de sintomas cognitivos e somáticos nas diferentes comunidades. O padrão de percepção da depressão caracterizou-se nos descendentes de açorianos por isolamento ("... a gente não quer ver ninguém"). Nos italianos, a depressão esteve relacionada a afastamento da família ("Depressão é vontade até de deixar o filho, o marido"), sendo esta vista como a responsável por ajudar na melhora. Já entre os alemães, a depressão esteve relacionada à dificuldade no trabalho ("Depressão é... não ter mais vontade de trabalhar") e este foi relatado como a solução.

CONCLUSÃO:

De acordo com o grupo étnico, a expressão, a percepção e a busca de tratamento para a depressão...
Biblioteca responsável: BR14.1