Your browser doesn't support javascript.

BVS Integralidade em Saúde

Informação e Conhecimento para a Saúde

Home > Pesquisa > ()
XML
Imprimir Exportar

Formato de exportação:

Exportar

Email
Adicionar mais destinatários
| |

Prevalência de obesidade e fatores potencialmente causais em adultos em região do sul do Brasil / Prevalence of obesity and potential causal factors among adults in southern Brazil

Vedana, Ediolane Hilbert Brati; Peres, Marco Aurelio; Neves, Janaina das; Rocha, Gino Chaves da; Longo, Giana Zabarto.
Arq. bras. endocrinol. metab ; 52(7): 1156-1162, out. 2008. ilus, tab
Artigo em Português | LILACS | ID: lil-499726

OBJETIVO:

Estimar a prevalência de obesidade e os fatores potencialmente causais em adultos da região urbana de Lages, SC.

MÉTODO:

Estudo transversal de base populacional, realizado em adultos entre 20 a 59 anos (n = 2.002).A obesidade foi diagnosticada por meio do índice de massa corporal (IMC> 30 kg/m²). As variáveis independentes coletadas domiciliarmente por meio de entrevista foram idade, escolaridade, renda per capita, número de filhos, história familiar de obesidade e nível de atividade física. Foi realizada análise de regressão de Poisson, simples e múltipla.

RESULTADOS:

A prevalência de obesidade foi de 23,5 por cento (IC95 por cento 21,6-25,3), sendo maior em mulheres (26,1 por cento) do que em homens (19,3 por cento). No modelo final, ajustado por variáveis de confusão, mulheres mais idosas, de menor renda e com história familiar apresentaram maiores prevalências. Nos homens, a prevalência foi maior com o aumento da idade e entre os sedentários.

CONCLUSÃO:

Os fatores relacionados à obesidade são distintos entre os sexos. A prevalência da obesidade foi maior em mulheres e foi associada com menores rendas e idades mais avançadas.
Biblioteca responsável: BR1.1