Your browser doesn't support javascript.

BVS Integralidade em Saúde

Informação e Conhecimento para a Saúde

Home > Pesquisa > ()
XML
Imprimir Exportar

Formato de exportação:

Exportar

Email
Adicionar mais destinatários
| |

Estudo in vitro da ação da água de coco e caldo de cana sobre a superfície de restaurações estéticas / In vitro study of the action of coconut water and sugarcane juice on the surface of esthetic restorations

Lima, Aline Lins de; Valença, Ana Maria Gondim; Lima, Severino Jackson Guedes de; Claudino, L¡gia Viera; Silva, Naiana Braga da; Alexandria, Ad¡lis Kalina Félix de.
Pesqui. bras. odontopediatria clín. integr ; 7(1): 43-50, jan.-abr. 2007. tab, ilus
Artigo em Português | LILACS | ID: lil-526694
Objetivo: Avaliar, em microscopia eletrônica de varredura, a ação da água de coco e do caldo de cana sobre a superfície de restaurações estéticas. Método: A amostra foi constituída por 120 corpos-de-prova (CP), sendo: 40 CP de resina composta (RC), 40 CP de Cimento de Ionômero de Vidro (CIV) convencional e 40 CP de CIV resinoso. Os CP foram submetidos às bebidas e ao controle positivo (Coca-Cola®) em três intervalos de exposição: 5, 15 e 30 minutos. Após exposição, os CP foram preparados para avaliação em microscopia eletrônica de varredura, tendo sido os dados analisados descritivamente, considerando-se as alterações qualitativas da amostra. Resultados: Evidenciaram-se alterações promovidas pelo caldo de cana na superfície da RC nos tempos de 15 e 30 minutos e, na superfície do CIV convencional, nos três períodos de exposição. A água de coco apenas afetou a superfície da RC nos intervalos de 15 e 30 minutos. A superfície das restaurações de CIV modificado por resina não apresentou condições de avaliação em nenhum dos intervalos de tempo. Conclusão: O caldo de cana foi capaz de promover alteração superficial na RC e no CIV convencional, enquanto a água de coco apenas afetou a superfície da RC.
Biblioteca responsável: BR1264.1