Your browser doesn't support javascript.

BVS Integralidade em Saúde

Informação e Conhecimento para a Saúde

Home > Pesquisa > ()
XML
Imprimir Exportar

Formato de exportação:

Exportar

Email
Adicionar mais destinatários
| |

Perfil do cirurgião-dentista inserido na Estratégia de Saúde da Família em municípios do estado de Pernambuco, Brasil / Surgeon dentist's profile inserted in the Strategy of Family Health in cities in the state of Pernambuco, Brazil

Martelli, Petrônio José de Lima; Macedo, Cícera Lissandra Sá Vieira; Medeiros, Kátia Rejane de; Silva, Shirley Florêncio da; Cabral, Amanda Priscila de Santana; Pimentel, Fernando Castim; Monteiro, Ive da Silva.
Ciênc. Saúde Colet. (Impr.) ; 15(supl.2): 3243-3248, out. 2010. tab
Artigo em Português | LILACS | ID: lil-562867
Este artigo aborda a incorporação da saúde bucal à Estratégia de Saúde da Família, o que propiciou a inclusão de novos atores no âmbito da atenção básica os profissionais de odontologia. Tendo em vista que a odontologia vem norteando o seu trabalho numa prática historicamente curativa com ênfase em atividades restauradoras, questiona-se a implantação desse novo modelo de atenção à saúde em relação aos responsáveis pela execução dessa política - os recursos humanos. O objetivo deste artigo consiste, pois, em caracterizar o perfil dos cirurgiões-dentistas (CD) inseridos na Estratégia de Saúde da Família em municípios do estado de Pernambuco, relacionando-os com as especificidades do programa. Para tal, foi utilizado o banco de dados da pesquisa Modelo de Atenção em Saúde Bucal e Formação do Cirurgião-Dentista Inserido na Estratégia de Saúde da Família no Estado de Pernambuco. Os resultados mostraram que 70,4 por cento dos CD são do sexo feminino, com predominância da faixa etária de 31 a 49 anos de idade, sendo que 65,2 por cento desses são admitidos sob a forma de contrato. Em relação à formação, 67,8 por cento possuem formação com foco na Estratégia de Saúde da Família; 92,3 por cento destes a consideraram pertinente; e 89,6 por cento dos CD relataram realizar atividades educativas.
Biblioteca responsável: BR1.1