Your browser doesn't support javascript.

BVS Integralidade em Saúde

Informação e Conhecimento para a Saúde

Home > Pesquisa > ()
XML
Imprimir Exportar

Formato de exportação:

Exportar

Email
Adicionar mais destinatários
| |

Prevalência e distribuição dos fatores de risco para doenças crônicas não transmissíveis entre adultos da cidade de Lages (SC), sul do Brasil, 2007 / Prevalence and distribution of risk factors for non-communicable chronic diseases among adults from Lages city, south of Brazil, 2007

Longo, Giana Zarbato; Neves, Janaina das; Castro, Teresa Gontijo de; Pedroso, Márcia Regina de Oliveira; Matos, Izabella Barison.
Rev. bras. epidemiol ; 14(4): 698-708, dez. 2011. ilus, tab
Artigo em Português | LILACS | ID: lil-611311

OBJETIVO:

Descrever as prevalências e distribuições dos fatores de risco para doenças crônicas não-transmissíveis (DCNT) entre adultos da cidade de Lages, Santa Catarina, Brasil.

MÉTODOS:

Entrevistou-se amostra probabilística (n= 2022) da população adulta na faixa etária de 20 a 59 anos de idade, de ambos os sexos e residentes na zona urbana do município. O processo de amostragem foi por meio de conglomerados. O projeto aplicou questionário estruturado com questões relativas a variáveis demográficas, socioeconômicas, comportamentais e doenças autorreferidas. Para este estudo foram utilizadas as informações sobre os fatores de risco/proteção para DCNT sexo, idade, escolaridade, índice de massa corporal, circunferência da cintura, tabagismo, atividade física, níveis pressóricos, diabetes mellitus autorreferida e características da alimentação. Foram calculadas as prevalências para os fatores de risco/proteção para DCNT na população total, de acordo com sexo e escolaridade.

RESULTADOS:

A população estudada é uma população eminente para DCNT, apresentando proporções expressivas de hipertensos (33,78 por cento) e indivíduos com excesso de peso (33,46 por cento), obesidade (23,46 por cento) e obesidade abdominal (43,81 por cento). Com relação às características da alimentação, as mulheres apresentaram maiores prevalências de comportamentos considerados fatores de proteção, em relação aos homens. Foram encontrados menos de 30,0 por cento de indivíduos fisicamente inativos e 45,9 por cento de fumantes ou ex-fumantes.

CONCLUSÕES:

Estudos descritivos como o presente poderão servir de base para o desenvolvimento de políticas públicas específicas para a população adulta de Lages, de forma a orientar a organização, planejamento e melhoria da qualidade dos serviços de assistência à saúde, buscando a redução na incidência e no impacto das DCNT.
Biblioteca responsável: BR1.1