Your browser doesn't support javascript.

BVS Integralidade em Saúde

Informação e Conhecimento para a Saúde

Home > Pesquisa > ()
XML
Imprimir Exportar

Formato de exportação:

Exportar

Email
Adicionar mais destinatários
| |

Aspectos bioéticos da autonomia do idoso / Aspectos bioéticos de la autonomía del anciano / Bioethical aspects of the autonomy of the elderly

Saquetto, Micheli; Schettino, Ludmila; Pinheiro, Paloma; Sena, Edite Lago da Silva; Yarid, Sérgio Donha; Gomes Filho, Douglas Leonardo.
Rev. bioét. (Impr.) ; 21(3): 518-524, set.-dez. 2013. tab
Artigo em Português | LILACS | ID: lil-704230
Com base em uma revisão narrativa, este estudo visa descrever os aspectos bioéticos envolvidos na autonomia de idosos. O levantamento bibliográfico foi realizado a partir da produção registrada nas bases Biblioteca Cochrane, SciELO, Medline, Ibecs, Lilacs e em livros voltados ao tema. Considera-se significativa esta reflexão, haja vista que o número de idosos tem crescido aceleradamente nos últimos anos e os estudos têm demonstrado que este aumento associa-se, concomitantemente, à ausência do respeito à autonomia dessa população. Conclui-se que este princípio deve estar pautado em atitudes bioéticas e no respeito ao idoso como um ser autocapaz. Sugere-se que novos estudos possam ampliar a discussão acerca do tema, a fim de garantir uma vida mais digna ao idoso, em uma sociedade que envelhece rapidamente.
Biblioteca responsável: BR67.1