Your browser doesn't support javascript.

BVS Integralidade em Saúde

Informação e Conhecimento para a Saúde

Home > Pesquisa > ()
XML
Imprimir Exportar

Formato de exportação:

Exportar

Email
Adicionar mais destinatários
| |

The families and directly observed treatment of tuberculosis: senses and prospects to the production of care / Las familias y el tratamiento directamente observado de la tuberculosis: sentidos y perspectivas para la producción del cuidado / Famílias e o tratamento diretamente observado da tuberculose: sentidos e perspectivas para produção do cuidado

Yamamura, Mellina; Martinez, Talita Reche; Popolin, Marcela Paschoal; Rodrigues, Ludmila Barbosa Bandeira; Freitas, Isabela Moreira de; Arcêncio, Ricardo Alexandre.
Rev. gaúch. enferm ; 35(2): 60-66, 06/2014. tab
Artigo em Inglês | LILACS, BDENF - enfermagem (Brasil) | ID: lil-716384
O objetivo foi identificar a participação das famílias na gestão do cuidado do doente de tuberculose, o aporte oferecido pelos profissionais de saúde às famílias de doentes em tratamento e a importância atribuída pelas famílias ao Tratamento Diretamente Observado. Trata-se de um estudo descritivo de corte transversal, realizado no município de Ribeirão Preto, SP, junto às famílias dos pacientes diagnosticados de tuberculose. Para coleta de dados, foi elaborado um instrumento que passou pela validação de conteúdo e pré-teste. Foram entrevistados 94 sujeitos. Nos resultados, 64 (68,0%) dos familiares participaram da gestão do cuidado, 81 (86,2%) relataram boa relação com a equipe, 63 (67%) não receberam orientação dos medicamentos e 75 (80,0%) consideraram a estratégia como relevante. Os achados do estudo apontam que o Tratamento Diretamente Observado apresenta ainda limitações quanto às orientações do manejo clínico da doença, a inclusão da família na gestão do cuidado e na compreensão dos seus objetivos.
Biblioteca responsável: BR1.1