Your browser doesn't support javascript.

BVS Integralidade em Saúde

Informação e Conhecimento para a Saúde

Home > Pesquisa > ()
XML
Imprimir Exportar

Formato de exportação:

Exportar

Email
Adicionar mais destinatários
| |

Child safety from the perspective of essential needs / A segurança da criança na perspectiva das necessidades essenciais / La seguridad del niño en la perspectiva de las necesidades esenciales

Mello, Débora Falleiros de; Henrique, Nayara Cristina Pereira; Pancieri, Letícia; Veríssimo, Maria de La Ó Ramallo; Tonete, Vera Lúcia Pamplona; Malone, Mary.
Rev. latinoam. enferm ; 22(4): 604-610, Jul-Aug/2014.
Artigo em Inglês | LILACS, BDENF - enfermagem (Brasil) | ID: lil-723301

OBJETIVO:

caracterizar os cuidados maternos às crianças menores de um ano para a promoção da segurança infantil no domicílio.

MÉTODO:

estudo exploratório, com análise qualitativa dos dados, modalidade temática, fundamentado no quadro conceitual das necessidades essenciais da criança, a partir de entrevistas gravadas com 16 mães.

RESULTADOS:

a análise das narrativas maternas mostrou elementos facilitadores da promoção da segurança infantil presença e envolvimento dos pais, vigilância constante para proteção física e emocional, experiências estimuladoras do desenvolvimento, redes amparadoras para o cuidado da criança no domicílio; e elementos inibidores da segurança infantil pouca percepção das características do desenvolvimento infantil e das singularidades da criança, superproteção e dificuldades para estabelecimento de limites.

CONCLUSÃO:

o estudo amplia a compreensão sobre o cuidado domiciliar na promoção da saúde infantil, orientando ações profissionais para garantir relacionamentos sustentadores contínuos, proteção, respeito às diferenças individuais, experiências adequadas ao desenvolvimento, estabelecimento de limites e construção de redes sociais estáveis e amparadoras. Também reafirma a relevância de se considerar as perspectivas maternas no cuidado da saúde da criança, como estratégia para apreender aspectos relacionados ao suprimento das necessidades do crescimento e desenvolvimento, particularmente à promoção da segurança infantil no domicílio. .
Biblioteca responsável: BR1.1