Your browser doesn't support javascript.

BVS Integralidade em Saúde

Informação e Conhecimento para a Saúde

Home > Pesquisa > ()
XML
Imprimir Exportar

Formato de exportação:

Exportar

Email
Adicionar mais destinatários
| |

Utilização de indicadores antropométricos e metabólicos na predição da síndrome metabólica em crianças / Use anthropometric and metabolic indicators in predicting of metabolic syndrome in children

Ferreira, Aparecido Pimentel; Ferreira, Cristiane Batisti; Nóbrega, Otávio Toledo; Rodrigues Junior, Édis; França, Nancí Maria.
Rev. bras. ciênc. mov ; 19(4): 5-14, out.-dez. 2011. tab
Artigo em Português | LILACS | ID: lil-733661
O objetivo do estudo foi verificar os indicadores antropométricos e metabólicos preditores da síndrome metabólica em crianças. Trata-se de um estudo transversal realizado em 109 crianças de 7 a 11 anos. Utilizou-se o critério National Cholesterol Education Program para o diagnóstico da síndrome metabólica, adaptado à idade. Como possíveis preditores foram testadas variáveis antropométricas e metabólicas. Os dados foram analisados a partir da técnica das curvas ROC (receiver operating characteristic), determinando assim os valores de sensibilidade e especificidade. Os principais indicadores antropométricos e metabólicos com capacidade de predição da síndrome metabólica foram o percentual de gordura = 0,89, a circunferência da cintura = 0,89, o índice de massa corporal = 0,92, a insulina = 0,93, o índice do HOMA = 0,93 e a pressão arterial sistólica = 0,84. Verificou-se por meio dos valores de sensibilidade e especificidade que a síndrome metabólica pode ser predita por indicadores antropométricos e metabólicos.
Biblioteca responsável: BR1552.1