Your browser doesn't support javascript.

BVS Integralidade em Saúde

Informação e Conhecimento para a Saúde

Home > Pesquisa > ()
XML
Imprimir Exportar

Formato de exportação:

Exportar

Email
Adicionar mais destinatários
| |

Teoria do autocuidado na desintoxicação química de gestantes em uso do crack: contribuições da enfermagem / Self care theory in pregnant women during chemical detoxification from crack: nursing’s contributions / Teoría del autocuidado en la desintoxicación química de gestantes usuarias de crack: contribuciones de la enfermería

Nicolli, Thalissa; Gehlen, Maria Helena; Ilha, Silomar; Diaz, Claudia Maria Gabert; Machado, Karine de Freitas Cáceres; Nietsche, Elisabeta Albertina.
Esc. Anna Nery Rev. Enferm ; 19(3): 417-423, jul.-set. 2015.
Artigo em Português | LILACS, BDENF - enfermagem (Brasil) | ID: lil-761620

Objetivo:

Identificar as contribuições das atividades promotoras do autocuidado desenvolvidas com gestantes em desintoxicação química pelo uso do crack, utilizando como referencial a Teoria de Dorothea Orem.

Métodos:

Pesquisa descritiva, exploratória, qualitativa, realizada entre agosto e novembro/2013 com cinco gestantes internadas na unidade de desintoxicação química de um hospital geral da região central do Rio Grande do Sul. Os dados foram coletados antes e após as atividades que foram desenvolvidas no período descrito, por meio de entrevista semiestruturada e foram submetidos à análise de conteúdo, após a aprovação do Comitê de Ética e Pesquisa local (Parecer nº 072/2010).

Resultados:

Identificaram-se as categorias da ausência à necessidade das atividades que estimulem à prática do autocuidado; contribuições das atividades no estímulo e aceitação da desintoxicação química e autocuidado; autocuidado realizado pelas gestantes após a realização das atividades.

Conclusão:

As atividades desenvolvidas com gestantes mostraram-se potencializadoras para o autocuidado das mesmas na realidade investigada.
Biblioteca responsável: BR442.1