Your browser doesn't support javascript.

BVS Integralidade em Saúde

Informação e Conhecimento para a Saúde

Home > Pesquisa > ()
XML
Imprimir Exportar

Formato de exportação:

Exportar

Email
Adicionar mais destinatários
| |

Impact of Roux-en-Y gastric bypass on lipid and inflammatory profiles / Impacto da derivação gástrica em Y-de-Roux no perfil inflamatório e lipídico

Oliveira, Cleiton da Silva; Beserra, Bruna Teles Soares; Cunha, Raphael Salles Granato; Brito, Ana Gabriela Estevam; Miranda, Rafaella Cristina Dimbarre de; Zeni, Lúcia Andréia Zanette Ramos; Nunes, Everson Araújo; Trindade, Erasmo Benicio Santos de Moraes.
Rev. Col. Bras. Cir ; 42(5): 305-310, Sept.-Oct. 2015. tab, graf
Artigo em Português | LILACS | ID: lil-767849

Objetivo:

avaliar o comportamento das proteínas de fase aguda e o perfil lipídico em pacientes submetidos à derivação gástrica em Y-de-Roux.

Métodos:

estudo prospectivo, constituído por três momentos M1 - pré-cirúrgico (24 horas antes do procedimento cirúrgico); M2 - 30 dias pós-cirúrgico; e M3 - 180 dias pós-cirúrgico. Foram realizadas aferição antropométrica de peso, altura e IMC, como também determinação das concentrações das proteínas de fase aguda (proteína c reativa (PCR), albumina e alfa-1-glicoproteína-ácida) e de colesterol total, LDL-c, HDL-c e triacilglicerol.

Resultados:

participaram desse estudo 25 indivíduos, com média de idade de 39,28±8,07, sendo 72% do sexo feminino. Em todos os momentos do estudo observou-se diferença estatística significativa quanto à redução de peso e IMC. Verificou-se diminuição com diferença nas concentrações da PCR entre os momentos M1 e M3 (p=0,041); M2 e M3 (p=0,018). As concentrações da a1-GA reduziram e foram diferentes entre os momentos M1 e M2 (p=0,023); M1 e M3 (p=0,028). Os valores de albumina aumentaram, mas não diferiram entre os momentos. O colesterol total e o triacilglicerol diminuíram com diferença entre todos os momentos. As concentrações de LDL-c diminuíram e diferiram entre os momentos M1 e M2 (p=0,001); M1 e M3 (p=0,001). Os valores de HDL-c aumentaram, entretanto apenas diferiram entre os momentos M1 e M2 (p=0,050).

Conclusão:

a derivação gástrica em Y-de-Roux promoveu diminuição nas concentrações plasmáticas da PCR e alfa-1-glicoproteína ácida, melhorando o perfil inflamatório e lipídico.
Biblioteca responsável: BR1.1