Your browser doesn't support javascript.

BVS Integralidade em Saúde

Informação e Conhecimento para a Saúde

Home > Pesquisa > ()
XML
Imprimir Exportar

Formato de exportação:

Exportar

Email
Adicionar mais destinatários
| |

Conhecimento dos agentes comunitários de saúde sobre segurança alimentar e intervenção / Community health agents' knowledge about food safety and an intervention

Paula, Ramon Alves de Oliveira; Faria, Tatiane; Germano, Jaqueline de Lima; Oliver, Josidel Conceição; Veiga, Sandra Maria Oliveira Morais.
Rev. APS ; 18(1)jan. 2015.
Artigo em Português | LILACS | ID: lil-771349
As doenças de origem alimentar constituem um dos mais sérios problemas de saúde pública no mundo atual. Os profissionais envolvidos com a atenção primária em saú- de, incluindo aqueles do Programa de Saúde da Família (PSF), podem contribuir significativamente para a promo- ção de hábitos saudáveis na higiene e preparo dos alimentos, orientando à população para a segurança alimentar. Todavia, o despreparo de muitos Agentes Comunitários de Saúde (ACS) dificulta a prevenção, identificação e notificação de surtos de toxinfecções alimentares. Esta pesquisa teve por objetivo avaliar o conhecimento de ACS sobre segurança alimentar e paralelamente, realizar intervenção educativa. Constatou-se que há deficiências na capacitação destes profissionais para lidar com a prevenção e controle das doenças de origem alimentar. Entretanto, após a intervenção educativa, verificou-se o aumento do conhecimento dos ACS sobre segurança alimentar, higiene e boas práticas de manipulação.
Biblioteca responsável: BR378.1