Your browser doesn't support javascript.

BVS Integralidade em Saúde

Informação e Conhecimento para a Saúde

Home > Pesquisa > ()
XML
Imprimir Exportar

Formato de exportação:

Exportar

Email
Adicionar mais destinatários
| |

Cross-cultural adaptation of the CDC Worksite Health ScoreCard questionnaire into Portuguese / Adaptação cultural do questionário CDC Worksite Health ScoreCard para o português

Soárez, Patrícia Coelho de; Ciconelli, Rozana Mesquita; Pavin, Thiago; Ogata, Alberto José Niituma; Curci, Kátia Audi; Oliveira, Martha Regina de.
Rev. Assoc. Med. Bras. (1992) ; 62(3): 236-242, May-June 2016. tab, graf
Artigo em Inglês | LILACS | ID: lil-784310
RESUMO

Objetivo:

apesar do avanço na implementação dos Programas de Promoção da Saúde nos locais de trabalho, não temos disponível no Brasil um questionário que avalie a abrangência das intervenções de promoção da saúde adotadas e seu embasamento científico. Este estudo teve o objetivo de traduzir para o português brasileiro e adaptar culturalmente o questionário CDC Worksite Health ScoreCard (HSC).

Método:

o HSC possui 100 questões agrupadas em doze domínios. Foram seguidas as etapas tradução, reconciliação, retro-tradução, revisão pelo painel de especialistas, pré-teste e revisão final. A amostra de conveniência incluiu 27 indivíduos de operadoras de planos de saúde e empresas de diversos tamanhos, tipos e indústrias do Estado de São Paulo. Os dados foram analisados por meio da estatística descritiva.

Resultados:

a média de idade da amostra foi de 38 anos; a maioria dos indivíduos eram do sexo feminino (21 de 27) e eram os responsáveis pelos programas de promoção da saúde desses locais de trabalho. A maioria das questões ficou acima do nível mínimo de compreensão de 90%. Os indivíduos consideraram o questionário muito útil para determinar a abrangência dos programas de promoção da saúde existentes e apontar áreas que poderiam ser desenvolvidas.

Conclusão:

a versão em português brasileiro do questionário HSC poderá ser uma ferramenta válida e útil para medir o grau de implantação das intervenções de promoção da saúde baseadas em evidências em organizações de saúde locais.
Biblioteca responsável: BR1.1