Your browser doesn't support javascript.

BVS Integralidade em Saúde

Informação e Conhecimento para a Saúde

Home > Pesquisa > ()
XML
Imprimir Exportar

Formato de exportação:

Exportar

Email
Adicionar mais destinatários
| |

Eficácia de Chenopodium ambrosioides (erva-de-santa-maria) no controle de endoparasitos de Coturnix japônica (codorna japonesa) / Effectiveness of Chenopodium ambrosioides (santa maria herb) for controlling Coturnix japonica (japanese quail) endoparasites

Vita, Gilmar F; Ferreira, Ildemar; Pereira, Maria Angélica V da Costa; Sanavria, Argemiro; Aurnheimer, Rita de Cássia M; Barbosa, Celso G; Gallo, Samira S M; Vasconcellos, Henrique V G.
Pesqui. vet. bras ; 35(5): 424-430, maio 2015. tab, ilus
Artigo em Português | VETINDEX | ID: vti-96363
O objetivo foi testar in vitro e in vivo a eficácia da planta medicinal Chenopodium ambrosioidesLinnaeus, 1786 (erva-de-santa-maria), nas formas fitoterápica e homeopática, como meios alternativos para o controle de endoparasitos de Coturnix japonica Temminck & Schlegel, 1849 (codorna japonesa), um sério problema que afeta a criação e desempenho de aves domésticas, ocasionando morte quando muito intenso, retardo de crescimento, redução de índice de conversão alimentar e aumento na suscetibilidade às doenças infecciosas. As metodologias utilizadas foram preconizadas por Coles et al. (1992), creditada pela World Association for the Advancement of Veterinary Parasitology (WAAVP). A pesquisa evidenciou a presença dos gêneros Ascaridiae Eimeria. O ensaio in vitro demonstrou alta taxa de redução na inibição de eclosão de ovos de Ascaridiasp. (100,00%) e significativa taxa de redução na destruição de oocistos de Eimeriasp. (47,06%). O ensaio in vivodemonstrou alta taxa de redução na contagem de ovos de Ascaridiasp. nas fezes (100,00%) e expressiva taxa de redução na contagem de oocistos de Eimeriasp. nas fezes (60,33%). Chenopodium ambrosioides mostrou em certos momentos superioridade frente ao produto tradicional (Thiabendazole/Mebendazole) e índices superiores aos preconizados pelo Ministério da Agricultura do Brasil e Organização Mundial da Saúde como indicativos de eficácia.(AU)
Biblioteca responsável: BR1.1
Localização: BR68.1