Your browser doesn't support javascript.

Biblioteca Virtual em Saúde

BVS - Literatura Científico-Técnica

Home > Pesquisa > ()
XML
Imprimir Exportar

Formato de exportação:

Exportar

Email
Adicionar mais destinatários
| |

Programa de humanização do parto e nascimento: aspectos instituicionais na qualidade da assistência / Humanization of labor and birth program: institutional aspects in the quality of assistance

Silva, Lívia Nornyam Medeiros da; Silveira, Ana Paula Knackfuss Freitas; Morais, Fátima Raquel Rosado de.
Rev. enferm. UFPE on line; 11(supl.8): 3290-3294, ago.2017.
Português | BDENF - enfermagem (Brasil) | ID: bde-33233

OBJETIVO:

discutir os aspectos institucionais, a partir de uma perspectiva dinâmica e interrelacional, nos limites e possibilidades para a operacionalização da Proposta de Humanização da Atenção ao Parto e Nascimento.

MÉTODO:

estudo descritivo, de abordagem qualitativa, que utilizou a observação participante em uma maternidade do Nordeste do Brasil. A Etnografia Institucional (EI) foi considerada a perspectiva metodológica adequada, por investigar o universo das ações em ato, e a sua forma de coordenação articulada ao espaço do trabalho que modela esta dinâmica.

RESULTADOS:

observou-se que os aspectos institucionais analisados não possibilitam a operacionalização na qualidade da assistência a partir da PHPN.

CONCLUSÃO:

as condições estruturais das maternidades se fazem necessárias e ainda se constituem como desafio, cabendo aos gestores e às equipes dos serviços de saúde desenvolver mecanismos que ampliem sua comunicação visando a contribuir na prestação do cuidado de qualidade e consolidação do PHPN. (AU)
Biblioteca responsável: BR9.1