Your browser doesn't support javascript.

Biblioteca Virtual em Saúde

BVS - Literatura Científico-Técnica

Home > Pesquisa > ()
XML
Imprimir Exportar

Formato de exportação:

Exportar

Email
Adicionar mais destinatários
| |

Cuidar de enfermagem às famílias de crianças e adolescentes hospitalizados / Nursing care for the families of hospitalized children and adolescents

Ferreira, Lucas Batista; Oliveira, Jonas Sâmi Albuquerque de; Gonçalves, Rafaella Guilherme; Elias, Tatiana Maria Nóbrega; Medeiros, Soraya Maria de; Mororó, Deborah Dinorah de Sá.
Rev. enferm. UFPE on line; 13(1): 23-31, jan. 2019. ilus, graf
Português | BDENF - enfermagem (Brasil) | ID: biblio-1005939

OBJETIVO:

descrever as estratégias adotadas pelos enfermeiros para o cuidado de famílias de crianças e adolescentes hospitalizados.

MÉTODO:

trata-se de um estudo qualitativo, norteado pela história oral temática, realizado com 12 enfermeiros em um hospital pediátrico. Utilizou-se um roteiro de entrevista semiestruturado para a coleta de dados. Organizaram-se e codificaram-se os dados por meio do programa computacional Atlas.ti 7.0 (Qualitative Research and Solutions), obtendo-se as categorias: A família na visão de enfermeiros: perspectiva conceitual; e Os enfermeiros cuidando de famílias de crianças hospitalizadas.

RESULTADOS:

revelou-se que os enfermeiros fazem do estabelecimento do vínculo, da comunicação, da educação em saúde e da busca por suporte da equipe multiprofissional, bem como da escuta qualificada e da postura profissional tranquila, estratégias para o cuidado de famílias de crianças e adolescentes hospitalizados.

CONCLUSÃO:

dão-se na dimensão subjetiva as estratégias utilizadas pelos enfermeiros, que, em sua essência, têm grande relevância, pois contribuem com um melhor enfrentamento da experiência difícil que a hospitalização representa para o binômio família/criança; esses enfermeiros também têm uma relação mais próxima tanto com a família como com a criança, conhecendo melhor suas necessidades.(AU)
Biblioteca responsável: BR9.1