Your browser doesn't support javascript.

Biblioteca Virtual em Saúde

BVS - Literatura Científico-Técnica

Home > Pesquisa > ()
XML
Imprimir Exportar

Formato de exportação:

Exportar

Email
Adicionar mais destinatários
| |

Profissionais de enfermagem: compreensão sobre cuidados paliativos pediátricos / Nursing professionals: understanding about pediatric palliative care

Verri, Edna Regina; Bitencourt, Natalia Aparecida Santana; Oliveira, Jéssica Aires da Silva; Santos Júnior, Randolfo dos; Marques, Hélida Silva; Porto, Mariana Alves; Rodrigues, Debora Grigolette.
Rev. enferm. UFPE on line; 13(1): 126-136, jan. 2019. ilus, tab
Português | BDENF - enfermagem (Brasil) | ID: biblio-1006118

OBJETIVO:

investigar a compreensão e a prática dos profissionais de enfermagem sobre os cuidados paliativos pediátricos.

MÉTODO:

trata-se de estudo qualitativo, exploratório e descritivo, em um Hospital Escola Materno-Infantil com 30 profissionais de Enfermagem. Utilizaram-se, para a coleta de dados, questionário sociodemográfico e entrevista semiestruturada. Submeteram-se os dados à técnica de Análise de Conteúdo.

RESULTADOS:

apresentaram-se, pelos profissionais, dificuldades relacionadas à compreensão da filosofia e aos objetivos dos cuidados paliativos e dificuldade em atuar com pacientes pediátricos que estão sob esse cuidado, destacando-se os sentimentos de fracasso e de tristeza ao lidarem com a situação. Empregam-se, com isso, como estratégias de enfrentamento, o distanciamento afetivo do paciente e de sua família, a espiritualidade e o oferecimento, ao paciente, de um atendimento diferenciado e humanizado.

CONCLUSÃO:

salienta-se a necessidade da inclusão de cuidados paliativos na formação acadêmica dos profissionais, favorecendo o conhecimento do tema e preparando o profissional para lidar com a morte e o morrer, assim como a necessidade de um espaço nas instituições de saúde que proporcione acolhimento frente às dificuldades dos profissionais que atuam nesse contexto.(AU)
Biblioteca responsável: BR9.1