Your browser doesn't support javascript.

Biblioteca Virtual em Saúde

BVS - Literatura Científico-Técnica

Home > Pesquisa > ()
XML
Imprimir Exportar

Formato de exportação:

Exportar

Email
Adicionar mais destinatários
| |

The Signs of alert and Labor: knowledge among pregnant women / Sinais de alerta e de trabalho de parto: conhecimento entre gestantes

Félix, Hevyllin Cipriano Rodrigues; Corrêa, Carolina Camargos; Matias, Thais Gabriela da Cruz; Parreira, Bibiane Dias Miranda; Paschoini, Marina Carvalho; Ruiz, Mariana Torreglosa.
Rev. Bras. Saúde Mater. Infant. (Online); 19(2): 335-341, Apr.-June 2019. tab
Inglês | LILACS | ID: biblio-1013140

RESUMO OBJETIVOS:

identificar escores de conhecimento de gestantes sobre os sinais de alerta e de trabalho de parto e correlacionar escores de acerto com a idade materna, o número de filhos e o recebimento de orientações durante a gestação.

MÉTODOS:

trata-se de um estudo de abordagem quantitativa, transversal, sobre o conhecimento prévio acerca dos sinais de alerta e de trabalho de parto realizado com 100 gestantes, a partir da 30ª semana gestacional, no Hospital de Clínicas da UFTM. A coleta de dados foi realizada no período de abril a junho de 2016 por meio de instrumento semiestruturado, testado mediante estudo piloto.

RESULTADOS:

apenas 21% das gestantes relataram a participação em grupo de gestantes e 61% referiram não ter recebido nenhum tipo de informação sobre os sinais de alerta e de trabalho de parto. Verificou-se uma associação estatisticamente significante entre o número de acertos e as orientações recebidas durante o pré-natal. Entretanto, não houve correlação entre escores de acerto e a idade materna e o número de filhos.

CONCLUSÕES:

gestantes que não receberam orientações tiveram escores de acertos mais baixos o que demonstra a importância da Educação em Saúde durante o pré-natal.
Biblioteca responsável: BR663.1