Your browser doesn't support javascript.

Biblioteca Virtual em Saúde

BVS - Literatura Científico-Técnica

Home > Pesquisa > ()
XML
Imprimir Exportar

Formato de exportação:

Exportar

Email
Adicionar mais destinatários
| |

Socioeconomic profile and degree of satisfaction of patients attending Gastroenterology Outpatient Clinics of a University Institution / Perfil socioeconômico e grau de satisfação de pacientes que são atendidos em clínicas externas de gastrenterologia de uma instituição universitária / Perfil socioeconómico y grado de satisfacción de pacientes atendidos en clínicas externas de gastroenterología de un centro universitario

Costa, Magali Angelica da; Carvente, Claudia Teresa; Santos, Virgínia Nascimento dos; Ferraz, Maria Lucia Cardoso Gomes; Toledo, Carlos Fischer de.
Rev. Esc. Enferm. USP; 53: e03436, 2019. tab
Inglês | LILACS | ID: biblio-1013186

RESUMO OBJETIVO:

Avaliar o grau de satisfação e o perfil socioeconômico de pacientes que são atendidos em Clínicas Externas de Gastrenterologia de uma instituição universitária vinculada ao Sistema Único de Saúde brasileiro.

MÉTODO:

Um questionário administrado por pesquisador foi aplicado durante uma entrevista estruturada em clínicas externas.

RESULTADOS:

Duzentos e quarenta (240) pacientes foram incluídos no estudo (idade média de 53 anos, 55% mulheres). Aproximadamente 30% dos pacientes tinham ensino fundamental incompleto, 25% tinham ensino médio incompleto e 53% eram trabalhadores na ativa. Cerca de 87% dos que eram atendidos nas clínicas externas se encontravam nas classes econômicas B2, C1 e C2 com renda familiar estimada entre 275,00 e 825,00 dólares americanos por mês. Noventa e dois por cento (92%) dos pacientes estavam satisfeitos com o atendimento recebido; os itens associados a baixo grau de satisfação foram as instalações/conforto, limpeza e tempo de espera para consulta. Nenhuma relação foi observada entre perfil socioeconômico e grau de satisfação.

CONCLUSÃO:

Pesquisas de satisfação são importantes para identificar oportunidades para melhorar os serviços de saúde e para que seus gerentes responsáveis, profissionais da saúde e até mesmo usuários possam promover o cumprimento às leis e decretos que visam melhorar o atendimento em saúde.
Biblioteca responsável: BR41.1