Your browser doesn't support javascript.

Biblioteca Virtual em Saúde

BVS - Literatura Científico-Técnica

Home > Pesquisa > ()
XML
Imprimir Exportar

Formato de exportação:

Exportar

Email
Adicionar mais destinatários
| |

Perfil epidemiológico da leishmaniose visceral humana nas regiões de saúde do norte de Minas Gerais / Epidemiological profile of human visceral leishmaniasis in the health regions of northern Minas Gerais

Farias, Hildeth Maísa Torres; Gusmão, Josianne Dias; Aguilar, Rosane Versiani de; Barbosa, Samara Frantheisca Almeida.
Enferm. foco (Brasília); 10(2): 90-96, abr. 2019.
Português | LILACS | ID: biblio-1016175

Objetivo:

Analisar o perfil epidemiológico da Leishmaniose Visceral Humana (LVH).

Metodologia:

estudo descritivo, retrospectivo, transversal, abordagem quantitativa. Nesta pesquisa foram utilizadas informações de casos de LVH notificados na ficha de notificação/investigação do Sistema de Informação de Agravos de Notificação ­ SINAN, disponíveis no banco de dados públicos do Departamento de Informática do Sistema Único de Saúde, da região ampliada de saúde dos municípios do Norte de Minas Gerais, no período de 2011 a 2015, sendo computados 376 casos. Coletados em uma planilha elaborada pelas autoras.

Resultados:

Constatou-se que a faixa etária mais acometida foi de 1 a 4 anos de idade; predominância do sexo masculino e da população urbana. Houve um aumento do número de casos notificados de letalidade de 2011 a 2014 com declínio em 2015.

Conclusões:

Percebeu-se que a taxa de morbidade e mortalidade por Leishmaniose Visceral Humana na região Norte de Minas ainda encontram-se elevadas. Faz-se essencial a sistematização de estratégicas para a redução da incidência e letalidade para a população do Norte de Minas. (AU)
Biblioteca responsável: BR1898.2