Your browser doesn't support javascript.

Biblioteca Virtual em Saúde

BVS - Literatura Científico-Técnica

Home > Pesquisa > ()
XML
Imprimir Exportar

Formato de exportação:

Exportar

Email
Adicionar mais destinatários
| |

Humanização hospitalar na pediatria: projeto "Enfermeiros da Alegria" / Hospital humanization in pediatrics: project "Nurses of Joy"

Dal'Bosco, Eduardo Bassani; Barancelli, Marcia Domenica Cunico; Gobatto, Mariangela; Schmidt, Clenise Liliane.
Rev. enferm. UFPE on line; 13(4): 1173-1178, abr. 2019.
Português | BDENF - enfermagem (Brasil) | ID: biblio-1021390

OBJETIVO:

relatar sobre a relevância da humanização hospitalar na Pediatria por meio da prática acadêmica em terapias lúdicas.

MÉTODO:

trata-se de estudo descritivo, tipo relato de experiência, da prática acadêmica em projeto de extensão "Enfermeiros da Alegria".

RESULTADOS:

permitiu-se, pelo ato de brincar, o desenvolvimento de comportamentos cognitivos da criança e suas potencialidades, tornando-a capaz de demonstrar seus sentimentos, criatividade, habilidades motoras e de descobrir a si mesma. Revelou-se que, por meio das atividades lúdicas, as crianças e os acompanhantes puderam expressar sentimentos e manifestar os acontecimentos desagradáveis que ocorrem durante a internação, proporcionando a distração das crianças, maior interação entre os acadêmicos e as crianças, como, também, entre estes e os acompanhantes, promovendo, assim, uma relação de empatia, um ambiente mais acolhedor e descontraído para as crianças.

CONCLUSÃO:

efetivou-se, pelo grupo Enfermeiros da Alegria, com o intuito de proporcionar um momento de distração à criança, seu objetivo, ao impactar positivamente os familiares e a equipe hospitalar no seu contexto. Evidenciou-se que iniciativas como a do Enfermeiros da Alegria, que possibilita a presença do palhaço e das brincadeiras infantis no ambiente hospitalar, proporcionam novos significados ao cuidar.(AU)
Biblioteca responsável: BR9.1