Your browser doesn't support javascript.

Biblioteca Virtual em Saúde

BVS - Literatura Científico-Técnica

Home > Pesquisa > ()
XML
Imprimir Exportar

Formato de exportação:

Exportar

Email
Adicionar mais destinatários
| |

Comprehension on doula's work at a maternity in Jequitinhonha Valley - MG / Compreensão sobre o trabalho da doula em uma maternidade do Vale do Jequitinhonha - MG

Lima, Patrícia de Oliveira; Pinheiro, Marcos Luciano Pimenta; Miranda, João Luiz de; Guedes, Helisamara Mota; Almeida, Herlon Fernandes de.
Rev. Bras. Saúde Mater. Infant. (Online); 19(3): 569-574, Jul.-Sept. 2019.
Inglês | LILACS | ID: biblio-1041095

RESUMO OBJETIVOS:

analisar a compreensão das puérperas, das doulas e da equipe assistencial sobre a presença da doula durante o processo de parturição das gestantes.

MÉTODOS:

trata-se de estudo qualitativo, utilizando como instrumento de coleta de dados entrevistas semiestruturadas. O critério de saturação foi utilizado para limitar a amostra e procedida a Análise de Conteúdo.

RESULTADOS:

foram entrevistados 19 participantes, sendo 10 da equipe de saúde, 5 das doulas e 4 das puérperas. Após análise, foram identificadas três categorias, sendo elas: presença da doula durante o trabalho de parto das gestantes e seus significados, acompa-nhamento da doula durante o trabalho de parto das gestantes e suas melhorias, a influência da doulagem na formação acadêmica. A presença das doulas trouxe para a parturiente segurança, apoio, humanização e acompanhamento do processo de parto. Para a equipe trouxe conforto e tranquilidade. As doulas pontuaram benefícios na formação acadêmica.

CONCLUSÕES:

foi possível reconhecer a doula como parte do cuidado humanizado, prover subsídios para uma reflexão do seu trabalho, além de revelar a influência da prática da doulagem para formação acadêmica das doulas universitárias.
Biblioteca responsável: BR663.1