Your browser doesn't support javascript.

Biblioteca Virtual em Saúde

BVS - Literatura Científico-Técnica

Home > Pesquisa > ()
XML
Imprimir Exportar

Formato de exportação:

Exportar

Email
Adicionar mais destinatários
| |

Estratégias lúdicas no cuidado de enfermagem à criança hospitalizada / Play strategies in nursing care for the hospitalized child

Paula, Geicielle Karine de; Góes, Fernanda Garcia Bezerra; Silva, Aline Cerqueira Santos Santana da; Moraes, Juliana Rezende Montenegro Medeiros de; Silva, Liliane Faria da; Silva, Maria da Anunciação.
Rev. enferm. UFPE on line; 13: [1-11], 2019.
Português | BDENF - enfermagem (Brasil) | ID: biblio-1046218

OBJETIVO:

analisar o uso de estratégias lúdicas no cuidado à criança hospitalizada na perspectiva da equipe de Enfermagem.

MÉTODO:

trata-se de um estudo qualitativo, descritivo, no setor da Pediatria de um hospital municipal, por meio de entrevistas semiestruturadas com 15 profissionais de enfermagem, cujos dados foram submetidos à técnica de Análise de Conteúdo, na modalidade Análise Temática.

RESULTADOS:

entende-se que as estratégias lúdicas são compreendidas majoritariamente como uma forma de entreter/distrair as crianças hospitalizadas. Utilizam-se materiais hospitalares, brincadeiras, desenhos, conversa/amizade, vestimentas diferenciadas e contação de histórias, especialmente, durante os cuidados procedimentais. Identificam-se, contudo, fatores limitantes do uso dessas estratégias lúdicas no cuidado à criança, como a escassez de recursos/materiais/investimentos, o medo das crianças em relação aos profissionais e aos procedimentos, a falta de tempo e a presença dos familiares.

CONCLUSÃO:

avalia-se que os fatores limitantes precisam ser superados para a garantia do atendimento integral às crianças hospitalizadas, considerando que o brincar é um direito garantido legalmente, além de contribuir para a recuperação mais prazerosa e para o pleno desenvolvimento infantil.(AU)
Biblioteca responsável: BR9.1