Your browser doesn't support javascript.

Biblioteca Virtual em Saúde

BVS - Literatura Científico-Técnica

Home > Pesquisa > ()
XML
Imprimir Exportar

Formato de exportação:

Exportar

Email
Adicionar mais destinatários
| |

Competências do enfermeiro no rastreio precoce de demência em idosos na atenção primária à saúde / Nursing competencies at the early screening of dementia in elderly persons on primary health care

Marques Neto, Antônio Corrêa; Bandeira, Francisco Jadson Silva; Vale, Jamil Michel Miranda do; Brito, Stelacelly Coelho Toscano de.
Enferm. foco (Brasília); 10(5): 137-142, 20190000.
Português | LILACS | ID: biblio-1097681

Objetivos:

identificar os conhecimentos, habilidades e atitudes do enfermeiro no rastreio precoce de demência em idosos na atenção primária à saúde e os instrumentos utilizados neste rastreio.

Metodologia:

pesquisa descritiva, exploratória, com abordagem qualitativa, realizada com 15 enfermeiros das unidades municipais de saúde de Belém-PA, de outubro de 2018 a janeiro de 2019. Coletou-se os dados por meio de entrevista semiestruturada, cujo material gerado foi submetido à Análise de Conteúdo de Bardin.

Resultados:

emergiram quatro categorias Conhecimentos do enfermeiro sobre o rastreio precoce de demência; Percepção do enfermeiro sobre suas habilidades no rastreio; Atitudes do enfermeiro ante à identificação de idosos com risco de desenvolver demência; Uso de instrumentos pelo enfermeiro para o rastreio precoce de demência.

Conclusão:

constatou-se que o enfermeiro necessita voltar-se para o estudo da demência, pois seu conhecimento é escasso; poucos possuem habilidades no rastreio e não conhecem os instrumentos necessários. (AU)
Biblioteca responsável: BR1898.2