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SuperSUS como recurso para inovar a comunicação em saúde / SuperSUS as a resource to innovate health communication / SuperSUS como recurso para innovar la comunicación en salud
Farias, Lays Hevércia Silveira de; Vasconcellos, Marcelo Simão de; Gomes, Elainne Christine de Souza; Sousa, Islândia Maria Carvalho de.
Afiliação
  • Farias, Lays Hevércia Silveira de; Fundação Oswaldo Cruz, Instituto de Pesquisas Aggeu Magalhães, Departamento de Saúde Coletiva. Recife. BR
  • Vasconcellos, Marcelo Simão de; Fundação Oswaldo Cruz, Instituto de Comunicação e Informação Científica e Tecnológica em Saúde. Rio de Janeiro. BR
  • Gomes, Elainne Christine de Souza; Fundação Oswaldo Cruz, Instituto de Pesquisas Aggeu Magalhães, Departamento de Saúde Coletiva. Recife. BR
  • Sousa, Islândia Maria Carvalho de; Fundação Oswaldo Cruz, Instituto de Pesquisas Aggeu Magalhães, Departamento de Saúde Coletiva. Recife. BR
RECIIS (Online) ; 17(1): 175-189, jan.-marc. 2023.
Artigo em Português | LILACS | ID: biblio-1419249
Biblioteca responsável: BR526.1
RESUMO
Considerando que o conhecimento do direito à saúde de toda a população deve ser estimulado no público jovem com a finalidade de fortalecer as políticas públicas dessa área, este artigo baseia-se em uma pesquisa que buscou analisar o potencial do jogo SuperSUS, por meio de sua utilização por jovens de escolas públicas, como recurso para atingir esse objetivo. A pesquisa exploratória, com abordagem qualitativa, foi realizada em duas escolas estaduais da Região Nordeste do Brasil, no período de agosto de 2019 a março de 2020. Seus resultados desvelaram aposteriori cinco categorias temáticas e 11 subcategorias, que destacam elementos do SuperSUS que facilitam a comunicação acerca do Sistema Único de Saúde (SUS). Foram evidenciados os limites e as possibilidades do uso do jogo SuperSUS para fortalecer o Sistema Único de Saúde como política pública. Em suma, ele se mostrou dialógico, interativo e elementar para a aquisição de conhecimentos, pelo público jovem, acerca da saúde e das práticas de comunicação necessárias para o seu fortalecimento, confirmando assim que as tecnologias digitais como os serious games podem contribuir para o êxito desse processo.
ABSTRACT
Considering that the knowledge of the right to health of the entire population should be stimulated among young people, with the purpose of strengthening health policies, in this area, this article bases on research that sought to analyse the potential of the SuperSUS (a serious game), through its use by young people from public schools, as a resource to achieve this goal. The exploratory research, with a qualitative approach, was carried out in two state schools in the Northeast Region of Brazil, from August 2019 to March 2020. Its results revealed a posteriori five thematic categories and 11 subcategories, which highlight some elements of the SuperSUS that facilitate communication about the SUS - Sistema Único de Saúde (Unified Health System). The limits and possibilities of using the SuperSUS to strengthen the Sistema Único de Saúde as a public policy were evidenced. In short, it proved to be dialogic, interactive, and elementary for the acquisition of knowledge, by the young people, about the public health system and the indispensable communication practices for its strengthening, thus confirming that digital technologies such as serious games can contribute to the success of this process.
RESUMEN
Considerando que el conocimiento del derecho a la salud de toda la población debe ser fomentado entre los jóvenes, con el objetivo de fortalecer las políticas públicas en esta área, este artículo se basa en una investigación que buscó analizar el potencial del juego SuperSUS, a través de su uso por jóvenes de escuelas públicas, como recurso para lograr este objetivo. La investigación exploratoria, con enfoque cualitativo, fue realizada en dos escuelas públicas de la Región Nordeste de Brasil, de agosto de 2019 a marzo de 2020. Sus resultados revelaron aposteriori cinco categorías temáticas y 11 subcategorías, que destacan algunos elementos del SuperSUS que facilitan la comunicación sobre el SUS - Sistema Único de Saúde (Sistema Único de Salud). Se destacaron los límites y las posibilidades de utilizar el juego SuperSUS para fortalecer el Sistema Único de Saúde como política pública. En síntesis, el juego demostró ser dialógico, interactivo y imprescindible para la adquisición de conocimientos, por parte del público joven, sobre el sistema público de salud y las prácticas de comunicación necesarias para su fortalecimiento, confirmando así que las tecnologías digitales como los serious games pueden contribuir para el éxito de este proceso
Assuntos

Texto completo: Disponível Base de dados: LILACS Assunto: Jogos e Brinquedos / Política Pública / Sistema Único de Saúde / Adolescente / Direito à Saúde Tipo de estudo: Pesquisa qualitativa Idioma: Português Revista: RECIIS (Online) Ano de publicação: 2023 Tipo de documento: Artigo

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