Your browser doesn't support javascript.

Biblioteca Virtual em Saúde

BVS - Literatura Científico-Técnica

Home > Pesquisa > ()
XML
Imprimir Exportar

Formato de exportação:

Exportar

Email
Adicionar mais destinatários
| |

O ensino da medicina do trabalho nos cursos de graduação médica no Estado do Paraná / The teaching of occupational medicine in undergraduate medical courses in the state of Paraná, Brazil

Murta, Guilherme Augusto; Almeida, Márcio José de.
Rev. bras. med. trab; 14(3): 245-251, set.-dez. 2016.
Português | LILACS | ID: biblio-827295

Contexto:

O conteúdo de Medicina do Trabalho é importante na educação médica, independente da especialidade a ser escolhida, devido à relevância do tema. Do ponto de vista de organizações internacionais, da Legislação Brasileira, do Sistema Único de Saúde e do Conselho Federal de Medicina, a Medicina do Trabalho é entendida como conteúdo esperado para a prática profissional dos médicos.

Objetivo:

Analisar como está sendo o ensino de temas relacionados à Medicina do Trabalho nos cursos de graduação médica no Estado do Paraná.

Métodos:

Estudo exploratório com abordagem predominantemente quantitativa. O projeto foi aprovado pelo Comitê de Ética da Faculdades Pequeno Príncipe. Um questionário padrão, validado por especialistas, foi elaborado e dirigido para oito instituições de ensino superior (IES) a fim de pesquisar aspectos referentes ao ensino durante a graduação médica.

Resultados:

Todos os destinatários responderam ao questionário. A utilização de metodologias ativas de ensino foi verificada em 75% das escolas médicas. Em apenas metade das IES a disciplina de Medicina do Trabalho estava disponível. Houve identificação de reduzida carga horária (teórica e prática) e poucos temas de saúde ocupacional eram abordados. Paralelamente, o número de periódicos sobre o assunto deixa muito a desejar.

Conclusão:

As evidências apontam que a Medicina do Trabalho é ensinada de forma insuficiente nos cursos de graduação médica no Estado do Paraná. Seria desejável que pesquisas análogas fossem elaboradas incluindo IES de todo o território brasileiro para, então, possibilitar conclusão representativa nacional.
Biblioteca responsável: BR1.1