Your browser doesn't support javascript.

Biblioteca Virtual em Saúde

BVS - Literatura Científico-Técnica

Home > Pesquisa > ()
XML
Imprimir Exportar

Formato de exportação:

Exportar

Email
Adicionar mais destinatários
| |

Health Information System (HIS) security standards and guidelines history and content analysis / Estudo cronológico e de conteúdo de normas de segurança da informação para Sistemas de Informação em Saúde (SIS) / Estudio cronológico y del contenido de normas de seguridad de información para los Sistemas de Información Sanitaria (SIS)

Carvalho Junior, Marcelo Antonio de; Ortolani, Cristina Lúcia Feijó; Pisa, Ivan Torres.
J. health inform; 8(3): [95-102], jul.-set. 2016.
Inglês | LILACS | ID: biblio-831879

Objetivo:

O objetivo deste trabalho é identificar os principais documentos utilizados como referência para construção de Sistemas de Informação em Saúde (SIS) e estudar seu conteúdo.

Método:

Identificamos referências utilizadas por desenvolvedores de SIS. Listamos e identificamos cronologicamente a produção das entidades normativas citadas. Adquirimos os documentos citados e em seguida extraímos automaticamente seu conteúdo para estudo. De forma manual, listamos todas as referências internas desses documentos a outras normas. Aplicamos então diferentes métodos de análise de texto para resumir, decompor e correlacionar o teor do conjunto.

Resultados:

As análises identificaram similaridades entre os documentos, variando de 5% à 89%. Por meio da análise de referências externas, localizamos 440 ligações. As normas mais influenciadoras no conjunto foram elencadas segundo índice Betweeness-Centrality. A densidade dessas ligações entre os documentos é de 0,6%.

Conclusão:

Por meio de estudo histórico e de conteúdo, promovemos um melhor entendimento de normas existentes.
Biblioteca responsável: BR1888.9