Your browser doesn't support javascript.

Biblioteca Virtual em Saúde

BVS - Literatura Científico-Técnica

Home > Pesquisa > ()
XML
Imprimir Exportar

Formato de exportação:

Exportar

Email
Adicionar mais destinatários
| |

Carga de trabalho de enfermagem em UTI neonatal: aplicação da ferramenta nursing activities score / La carga de trabajo de enfermería en la UCI neonatal: aplicación de la herramienta nursing activities score / Nursing workload in neonatal ICU: application of the nursing activities score tool

Branco, Lenyza Lucas Winchello Vieira; Beleza, Ludmylla de Oliveira; Luna, Aline Affonso.
Rev. Pesqui. (Univ. Fed. Estado Rio J., Online); 9(1): 144-151, jan.-mar. 2017. tab
Inglês, Português | LILACS | ID: biblio-836319

Objetivo:

identificar a real carga de trabalho de enfermagem, aplicando-se a ferramenta Nursing Activities Score (NAS), em uma unidade de neonatologia de um hospital referência para prematuridade e patologias cirúrgicas do Distrito Federal e propor o dimensionamento de profissionais adequado para a unidade de neonatologia.

Métodos:

Estudo exploratório quantitativo, amostra de 98 pacientes, critérios de inclusão todos os pacientes internados no setor, os dados foram coletados através de instrumento construído e pela ferramenta NAS, os dados foram tabulados no Excel® 2010 e realizada estatística descritiva no programa SPSS® versão21, Comitê de Ética e Pesquisa da FEPECS, CAAE 37164714.5.0000.5553.

Resultados:

A média do NAS houve variação entre 48,5% a 50% com complexidade classificada como semi-intensiva. A Ala Azul foi a que apresentou maior índice de inadequação de profissionais, com média de 51%.

Conclusão:

Foi observado dissociação entre carga de trabalho e complexidade clínica do paciente.
Biblioteca responsável: BR1208.1