Your browser doesn't support javascript.

Biblioteca Virtual em Saúde

BVS - Literatura Científico-Técnica

Home > Pesquisa > ()
XML
Imprimir Exportar

Formato de exportação:

Exportar

Email
Adicionar mais destinatários
| |

Perfil clínico-epidemiológico dos pacientes vítimas de acidentes ofídicos no município de Cacoal, Rondônia, Brasil, no período de 2009 a 2013 / Clinical-epidemiological profile of patients victims of ophidian accidents in the municipality of Cacoal, Rondônia, Brazil, from 2009 to 2013

Santos, Anderson Alves dos; Vizotto, Ricardo Martins; Souza, Laurindo Pereira de; Lima, Marcia Guerino de; Viana, Teresinha Cícera Teodora.
J. Health Biol. Sci. (Online); 5(3): 221-227, jul.-set. 2017. tab, graf
Português | LILACS | ID: biblio-875521

Introdução:

Em 2009, o Brasil registrou, aproximadamente, 27.665 acidentes ofídicos, a maioria deles nas regiões Norte e Centro Oeste.

Objetivo:

Traçar o perfil clínico-epidemiológico dos pacientes vítimas de acidentes ofídicos atendidos no Pronto Socorro do município de Cacoal, Rondônia, no período de 2009 a 2013.

Método:

Trata-se de um estudo descritivo, quantitativo de caráter transversal, do tipo documental retrospectivo.

Resultados:

O total de acidentes no período estudado perfaz o montante de 91 casos. Houve predominância desses acidentes em homens, na faixa etária entre 11 e 50 anos, que residiam na zona rural.

Conclusão:

os dados revelaram que os acidentes do gênero Bothrops foram os mais frequentes, atingindo mais intensamente os membros inferiores, provocando dor e edema, para os quais foi utilizada como tratamento a aplicação de quatro quatro ampolas de soro antiofídico. Observou-se a necessidade de um trabalho de orientação aos trabalhadores rurais sobre a necessidade do uso de equipamentos de proteção individual, principalmente calçados de cano longo para a proteção dos membros inferiores. (AU)
Biblioteca responsável: BR1780.2