Your browser doesn't support javascript.

Biblioteca Virtual em Saúde

BVS - Literatura Científico-Técnica

Home > Pesquisa > ()
XML
Imprimir Exportar

Formato de exportação:

Exportar

Email
Adicionar mais destinatários
| |

A expansão do objeto da vigilância em acidente do trabalho: história e desafios de um centro de referência em busca da prevenção / Expansion of the object of surveillance for occupational accidents: history and challenges underwent by a reference center aiming at prevention

Vilela, Rodolfo Andrade de Gouveia; Jackson Filho, José Marçal; Querol, Marco Antônio Pereira; Gemma, Sandra Francisca Bezerra; Takahashi, Mara Alice Conti; Gomes, Marcos Hister Pereira; Duracenko, Sandra Renata Canale; Almeida, Ildeberto Muniz de.
Ciênc. Saúde Colet; 23(9): 3055-3066, set. 2018. tab, graf
Português | LILACS | ID: biblio-952753
Resumo O Sistema de Vigilância de Acidentes de Trabalho (SIVAT), implantado pelo Centro de Referência em Saúde do Trabalhador de Piracicaba (CEREST-Piracicaba), em 2003, constitui-se em experiência consolidada de acordo com as diretrizes da Rede Nacional de Atenção Integral em Saúde do Trabalhador (RENAST). Este artigo visa analisar a história e o desenvolvimento do SIVAT, baseando-se na teoria da atividade histórico-cultural. Trata-se de pesquisa qualitativa, nas modalidades estudo de caso e pesquisa documental. Foram identificados dois ciclos de desenvolvimento e expansão do objeto 'vigilância' no primeiro, a ação do serviço visava adequar as empresas à legislação vigente; no segundo, objetivava a reorientação no que tange aos determinantes organizacionais, identificados pela equipe como associados à acidentalidade, mas não acatados pelas organizações. Para alcançar o objeto da prevenção, vislumbra-se uma nova modalidade de intervenção formativa - o Laboratório de Mudança (LM) - baseada na articulação entre a elaboração do diagnóstico, a remodelagem, a implantação de soluções e o desenvolvimento do protagonismo interno nas organizações.
Biblioteca responsável: BR1.1