Your browser doesn't support javascript.

Biblioteca Virtual em Saúde

BVS - Literatura Científico-Técnica

Home > Pesquisa > ()
XML
Imprimir Exportar

Formato de exportação:

Exportar

Email
Adicionar mais destinatários
| |

Percepção das famílias sobre o acolhimento no contexto neonatal durante um processo de intervenção / Perception of families on reception in the neonatal context during an intervention process / Percepción de las familias sobre e la cogida en el contexto neonatal durante un procedimiento de intervención

Soares, Larissa Gramazio; Soares, Letícia Gramazio; Decesaro, Maria das Neves; Soares, Luana da Silva; Higarasho, Ieda Harumi.
Rev. pesqui. cuid. fundam. (Online); 11(1): 147-153, jan.-mar. 2019.
Inglês, Português | LILACS | ID: biblio-968585

OBJETIVO:

Compreender a percepção familiar sobre o acolhimento no contexto da assistência em enfermagem neonatal, antes e após a implementação de um protocolo de acolhimento.

MÉTODO:

Estudo de intervenção, caráter descritivo, realizado numa Unidade de Terapia Intensiva Neonatal, de abril a setembro de 2014, antes e após a implementação de uma rotina de acolhimento da unidade, junto a 24 pais. Os dados foram coletados com instrumento semiestruturado e foram analisados conforme referencial metodológico da Análise de Conteúdo, da qual emergiram cinco categorias temáticas.

RESULTADOS:

Transversalidade do cuidado de enfermagem; contato inicial ao contexto de cuidado neonatal; compartilhamento de informações e saberes profissional; corresponsabilização do cuidado a partir do papel parental; protagonismo familiar para alta hospitalar.

CONCLUSÃO:

A compreensão das potencialidades e fragilidades no processo de acolhimento, a partir da perspectiva familiar possibilita a transformação da realidade, propiciando uma assistência pautada nas reais necessidades da família e, portanto, mais humanizada e qualificada
Biblioteca responsável: BR1208.1
Localização: BR1208.1