Your browser doesn't support javascript.

Biblioteca Virtual em Saúde

BVS - Literatura Científico-Técnica

Home > Pesquisa > ()
XML
Imprimir Exportar

Formato de exportação:

Exportar

Email
Adicionar mais destinatários
| |

Diretriz Técnica da ANAMT (DT 05): prevenção de lombalgia ocupacional por uso de cinta, suporte ou órtese lombar / ANAMT Technical Guideline (DT 05): prevention of occupational low back pain through back belts, lumbar support or braces

Myung, Eduardo; Domingos Neto, José; Murta, Guilherme Augusto; Vieira, Anielle; de Lima, Paulo Rogerio Gomes; Lessa, Leandro; Bernardo, Wanderley Marques.
Rev. bras. med. trab; 16(4): 524-531, dez-2018.
Inglês, Português | LILACS | ID: biblio-980493

Introdução:

Lombalgia é um problema internacional importante de saúde pública. O uso de cinta lombar no meio ocupacional emerge da expectativa de inúmeros benefícios biomecânicos que, em conjunto, promoveriam a prevenção desse problema.

Objetivo:

Orientar estudantes, médicos e estabelecimentos de saúde sobre o uso de cinta lombar, suporte ou órtese lombar como prevenção da lombalgia ou de lesões lombares em trabalhadores sem sintomatologia atual.

Método:

Ela foi desenvolvida a partir da revisão sistemática da literatura da base de dados MEDLINE, foram recuperados 809 trabalhos e das bases EMBASE e Central Cochrane, 571. Avaliar a cinta lombar como intervenção preventiva de lombalgia envolve a quantificação de benefícios, malefícios e facilidade de sua implementação, assim como a qualidade metodológica dos estudos primários.

Conclusão:

Apesar do benefício demonstrado fracamente em resultados individuais, parciais e isolados em poucos estudos, não há evidência consistente que sustente a utilização de cinta lombar, suporte ou órtese lombar na prevenção primária da lombalgia ou de lesões lombares ocupacionais em trabalhadores. As evidências, agrupadas, apontam para ausência de redução de absenteísmo com o uso da cinta lombar.
Biblioteca responsável: BR1.1