Your browser doesn't support javascript.

Biblioteca Virtual em Saúde

BVS - Literatura Científico-Técnica

Home > Pesquisa > ()
XML
Imprimir Exportar

Formato de exportação:

Exportar

Email
Adicionar mais destinatários
| |

Fatores associados à humanização da assistência em uma maternidade pública / Factors associated with the humanization of care in a public maternity

Inagaki, Ana Dorcas de Melo; Lopes, Renata Julie Porto Leite; Cardoso, Nadyege Pereira; Feitosa, Luana Meneses; Abud, Ana Cristina Freire; Ribeiro, Caíque Jordan Nunes.
Rev. enferm. UFPE on line; 12(7): 1879-1886, jul. 2018. ilus, tab
Português | BDENF - enfermagem (Brasil) | ID: biblio-986545

OBJETIVO:

identificar fatores associados à humanização da assistência durante o trabalho de parto, parto e nascimento.

MÉTODO:

estudo quanti-qualitativo, transversal, descritivo, realizado em uma maternidade pública. Foi utilizado formulário para a coleta de dados. Os dados foram analisados por meio de estatística simples e testes de associação e pela técnica de Análise de conteúdo.

RESULTADOS:

participaram do estudo 373 puérperas com idade média de 26 anos, pardas, com baixa escolaridade e baixa renda. Houve associação significante entre a presença do acompanhante e liberdade para fazer perguntas; baixa escolaridade e menor informação; parto vaginal e desrespeito por parte dos profissionais; mulheres brancas e presença do acompanhante com maior satisfação. Quanto à percepção para melhoria da assistência, emergiram as categorias: ambiência, privacidade, informação, respeito, garantia do acompanhante e desejo pela cirurgia cesariana.

CONCLUSÃO:

a adequada estrutura física e dimensionamento de pessoal qualificado são necessários para garantir a assistência baseada em evidências, centrada na mulher, visando à garantia dos seus direitos.(AU)
Biblioteca responsável: BR9.1