Estimulação cardíaca provisória com eletrodo de marcapasso definitivo: Uma alternativa segura? / Temporary cardiac pacing using permanent pacing leads: a safe alternative?
RELAMPA, Rev. Lat.-Am. Marcapasso Arritm
; 31(4): 156-159, out.-dez. 2018. ilus
Article
em Pt
| LILACS
| ID: biblio-999206
Biblioteca responsável:
BR44.1
Localização: BR44.1
RESUMO
Introdução:
A estimulação cardíaca temporária eventualmente é necessária por mais de 15 dias. Este contexto clínico está associado a complicações como o deslocamento de eletrodo e perfuração cardíaca, havendo a necessidade de reposicionamento ou troca de eletrodo. Além disto, os eletrodos e geradores convencionais para estimulação cardíaca temporária impõem ao paciente a restrição ao leito e suas consequências.Objetivo:
avaliar um método previamente estudado de estimulação temporária relacionado à menor incidência de complicações e que permite a deambulação do paciente.Método:
foram estudados 24 pacientes, entre janeiro de 2015 e dezembro de 2017, submetidos a implante de marcapasso provisório com o uso de eletrodo de fixação ativa.Resultados:
a média de idade foi de 68,9 anos, e predominantemente do sexo masculino. O tempo médio de uso do marcapasso (MP) provisório foi de 9,7 dias, variando de dois a 28 dias. Durante um tempo total de 233 pacientes/ dia, não houve deslocamento de eletrodos, falhas de estimulação ou necessidade de revisão do sistema.Conclusão:
a estimulação provisória utilizando eletrodos de MP definitivo de fixação ativa foi segura e impactou positivamente na qualidade de vida dos pacientesPalavras-chave
Texto completo:
1
Base de dados:
LILACS
Assunto principal:
Marca-Passo Artificial
/
Estimulação Cardíaca Artificial
/
Eletrodos
Idioma:
Pt
Ano de publicação:
2018
Tipo de documento:
Article