Your browser doesn't support javascript.
loading
Avaliação da assistência pré-natal e os desfechos materno e neonatal de adolescentes que pariram numa unidade de referência no Recife-PE / Evaluation of prenatal care and the maternal and neonatal outcomes of adolescents who gave birth at a reference unit in Recife-PE, 2018
Recife; s.n; 2018. 81 p. ilus, tab.
Tese em Português | CPQAM, FIOCRUZ | ID: cam-9237
Biblioteca responsável: BR305.1
Localização: BR305.1; (043.3)"2018", S586a
RESUMO

Introdução:

Os riscos da gestação na adolescência aumentam quando associados à baixa adesão e adequação da assistência pré-natal, que acabam refletindo no aumento da morbimortalidade materna e fetal. Avaliar a assistência pré-natal dispensada as gestantes nos serviços de saúde, requer uma análise não apenas do número de consultas, mas de todo o contexto que envolve esta assistência no ciclo gravídico puerperal para proporcionar uma gestação e um nascimento saudável.

Objetivo:

Avaliar a assistência pré-natal dispensada às gestantes adolescentes na rede SUS da Região Metropolitana do Recife que pariram numa unidade de referência em Pernambuco.

Metodologia:

Foi realizado um estudo avaliativo, quantitativo, de corte transversal. O estudo foi desenvolvido no Instituto de Medicina Integral Profº Fernando Figueira, a partir da ausculta de uma amostra de 210 puérperas adolescentes. A pesquisa foi realizada em três etapas (I) avaliação normativa da adequação da assistência pré-natal, a comparação entre as ações desenvolvidas durante o pré-natal com os critérios estabelecidos nas normas, foi empregado um instrumento elaborado para fins dessa pesquisa, e para o julgamento da adequação da atenção foram estabelecidas pontuação entre 0 e 2 pontos para cada aspecto avaliado, sendo atribuído 2 pontos quando os procedimentos foram realizados de maneira ideal; 1 ponto para os procedimentos realizados de modo regular e 0 para os procedimentos realizados de maneira inadequada; (II) Descrição dos desfechos maternos e neonatais não desejáveis, a partir da análise dos dados contidos no prontuário da puérpera; e (III) análise da relação entre a adequação do pré-natal e os desfechos maternos e neonatais, utilizando-se o Teste Qui-quadrado de Pearson.

Resultados:

A média de idade das participantes foi de 17 anos, sendo a maioria na faixa etária entre 15-19 anos, com renda familiar de até um salário mínimo (82,4 por cento) e com o ensino médio incompleto (42,4 por cento). A maioria foi assistida de modo adequado nos seguintes procedimentos não ter dificuldades para marcar a primeira consulta (73,3 por cento); ter realizado consultas intercaladas com o médico (63,3 por cento); uso do ácido fólico (69,0 por cento) e sulfato ferroso (68,6 por cento); e classificação do risco gestacional (63,3 por cento). Em contra partida, grande parte dos procedimentos foram realizados de maneira inadequada, tais como início tardio do pré-natal (68,1 por cento); realização de menos de 7 consultas (58,1 por cento); esquema vacinal incompleto em (64,8 por cento); ausência de atividades educativas (90,5 por cento) (n=190); não ter exames laboratoriais no 1º e 3º trimestre de gestação (80,9 por cento). Os principais desfechos maternos foram cesarianas 34,3 por cento, partos pré-termos 27,1 por cento, Pré-eclâmpsia (21,4 por cento), hipertensão gestacional (5,7 por cento). Os desfechos maternos estiveram associados à adequação da assistência pré-natal, com um risco 43 por cento naquelas que tiveram o pré-natal inadequado. Os desfechos neonatais não desejáveis mais prevalentes foram baixo peso ao nascer (21,9 por cento), internamentos (21,4 por cento). Não encontrou-se associação significativa com a adequação do pré-natal.

Conclusão:

Conclui-se que o pré-natal realizado na cidade do Recife e Região Metropolitana apresentou reduzido percentual de adequação. Uma das principais discussões referentes aos prejuízos advindos de um pré-natal inadequado foi sua associação com os desfechos maternos e neonatais não desejáveis, mostrando que a gravidez na adolescência associado ao acompanhamento gestacional ineficaz, traduz no aumento principalmente de partos prematuros, internamentos neonatais e óbitos fetais (AU)
Assuntos
Texto completo: Disponível Base de dados: CPQAM / FIOCRUZ Assunto: Gravidez na Adolescência / Cuidado Pré-Natal / Avaliação em Saúde Limite: Adolescente / Criança / Feminino / Humanos / Recém-Nascido / Gravidez País/Região como assunto: América do Sul / Brasil Idioma: Português Ano de publicação: 2018 Tipo de documento: Tese

Similares

MEDLINE

...
LILACS

LIS

Texto completo: Disponível Base de dados: CPQAM / FIOCRUZ Assunto: Gravidez na Adolescência / Cuidado Pré-Natal / Avaliação em Saúde Limite: Adolescente / Criança / Feminino / Humanos / Recém-Nascido / Gravidez País/Região como assunto: América do Sul / Brasil Idioma: Português Ano de publicação: 2018 Tipo de documento: Tese