Your browser doesn't support javascript.
loading
A disseminaçäo da epidemia da AIDS no Brasil, no período de 1987-1996: uma análise espacial / The spread of the AIDS epidemic in Brazil from 1987 to 1996: a spatial analysis
Szwarcwald, Celia Landmann; Bastos, Francisco Inácio Pinkusfeld; Esteves, Maria Angela Pires; Andrade, Carla Lourenço Tavares de.
Afiliação
  • Szwarcwald, Celia Landmann; Fundaçäo Oswaldo Cruz. Centro de Informaçäo Científica e Tecnológica. Departamento de Informaçöes em Saúde.
  • Bastos, Francisco Inácio Pinkusfeld; Fundaçäo Oswaldo Cruz. Centro de Informaçäo Científica e Tecnológica. Departamento de Informaçöes em Saúde.
  • Esteves, Maria Angela Pires; Fundaçäo Oswaldo Cruz. Centro de Informaçäo Científica e Tecnológica. Departamento de Informaçöes em Saúde.
  • Andrade, Carla Lourenço Tavares de; Fundaçäo Oswaldo Cruz. Centro de Informaçäo Científica e Tecnológica. Departamento de Informaçöes em Saúde.
Cad. saúde pública ; 16(supl.1): 7-19, 2000. mapas, tab
Article em Pt | LILACS | ID: lil-268481
Biblioteca responsável: BR526.1
RESUMO
As taxas médias de incidência da AIDS em adultos no Brasil foram estimadas para os per1odos 1987-89, 1990-92 e 1993-96, segundo o município de residência dos casos. Nas análises foram utilizadas as variáveis "tamanho da populaçäo do município de residência"; "proporçäo de populaçäo que vive em área urbana" e "concentraçäo de pobreza", estratificando-se por sexo e categoria de exposiçäo. A Regiäo Sudeste apresenta menor ritmo de crescimento em contraste com os aclives acentuados das regiöes Norte e Sul, do 2§ ao 3§ intervalo. Cotejando-se as variaçöes das taxas de incidência de 1990-92 a 1993-96 por regiäo ou tamanho de populaçäo, obtém-se maiores aumentos relativos entre as mulheres. Nas cidades grandes, a categoria "homo/bissexuais" prevalece, decrescendo proporcionalmente à medida que cresce o número de casos por transmissäo heterossexual. Nos municípios médios predominam os usuários de drogas injetáveis e nos menores há aumento dos casos por transmissäo heterossexual. A epidemia - ainda fenômeno urbano - dá sinais de expansäo nos municípios rurais, intensificando-se naqueles situados abaixo do limite crítico regional do índice de pobreza. Há disseminaçäo crescente da epidemia nos municípios mais pobres.
Assuntos
Texto completo: 1 Base de dados: LILACS Assunto principal: Características de Residência / Síndrome da Imunodeficiência Adquirida Idioma: Pt Ano de publicação: 2000 Tipo de documento: Article
Texto completo: 1 Base de dados: LILACS Assunto principal: Características de Residência / Síndrome da Imunodeficiência Adquirida Idioma: Pt Ano de publicação: 2000 Tipo de documento: Article