Aspectos tomográficos na celulite orbitária / Orbital cellulitis - CT aspects
Rev. bras. oftalmol
; 59(9): 631-5, set. 2000. ilus
Article
em Pt
| LILACS
| ID: lil-297210
Biblioteca responsável:
BR734.1
RESUMO
Objetivo:
Avaliar e correlacionar os achados clinico-radiológicos da celulite orbitária. Local Hospital Universitário Antônio Pedro, Universidade Federal Fluminense, e Hospital Universitário Clementino Fraga Filho, Universidade Federal do Rio de Janeiro.Método:
Análise retrospectiva de 166 pacientes com lesöes excpansivas da órbita examinadas com o tomógrafo SOMATON DR da marca SIEMENS de terceira geraçäo.Resultados:
Os principais achados encontrados foram aumento de tecidos moles e proptose. Outros achados foram velamento do seio paranasal, velamento da gordura retrobulbar, comprometimento muscular, gás e comprometimento da lândula lacrimal. Ptose palpebral, lacrimejamento, fotofobia, cefaléia, febre, náuseas, vômitos, edema de pálpebra e hiperemia conjuntival foram os achados clínicos que corroboraram para o diagnóstico.Conclusäo:
O desenvolvimento da tomografia computadorizada foi decisivo no estudo da órbita pois propicia, através de um exame radiológico altamente especializado, imagens de incrível fidelidade anatômica revelando informaçöes sobre o processo patológico como sua localizaçäo, sua relaçäo com as estruturas adjacentes e sua vascularizaçäo.
Buscar no Google
Base de dados:
LILACS
Assunto principal:
Doenças Orbitárias
/
Celulite (Flegmão)
Idioma:
Pt
Ano de publicação:
2000
Tipo de documento:
Article