Your browser doesn't support javascript.
loading
Programa educativo em esquistossomose: modelo de abordagem metodológica / Educational program in schistosomiasis: a model for a methodological approach
Ribeiro, Patrícia de Jesus; Aguiar, Luciane Aparecida Kõpke de; Toledo, Carlos Fischer de; Barros, Sônia Maria de Oliveira; Borges, Durval Rosa.
Afiliação
  • Ribeiro, Patrícia de Jesus; Universidade Federal de São Paulo. Departamento de Enfermagem. São Paulo. BR
  • Aguiar, Luciane Aparecida Kõpke de; Universidade Federal de São Paulo. Departamento de Medicina. São Paulo. BR
  • Toledo, Carlos Fischer de; Universidade Federal de São Paulo. Departamento de Medicina. São Paulo. BR
  • Barros, Sônia Maria de Oliveira; Universidade Federal de São Paulo. Departamento de Enfermagem. São Paulo. BR
  • Borges, Durval Rosa; Universidade Federal de São Paulo. Departamento de Medicina. São Paulo. BR
Rev. saúde pública ; 38(3): 415-421, jun. 2004. ilus, tab
Artigo em Português | LILACS | ID: lil-361678
Biblioteca responsável: BR67.1
RESUMO

OBJETIVO:

A falta de conhecimento é um dos fatores relacionados à persistência de doenças infecciosas no Brasil. O presente estudo tem como objetivo desenvolver, implementar e avaliar um programa educativo de baixo custo, usando como modelo portadores de esquistossomose.

MÉTODOS:

Estudo descritivo desenvolvido com população constituída por pessoas saudáveis (grupo 1) e esquistossomóticos (grupos 2 e 3), com 20 indivíduos em cada grupo. Foi elaborado material didático (manual ilustrado e álbum seriado) e um questionário de 17 questões para avaliar o conhecimento nos grupos. Nos grupos 1 e 2, o questionário foi aplicado antes e no grupo 3, depois do programa educativo. As variáveis estudadas foram programa educativo, nível de escolaridade, idade, forma clínica da esquistossomose e sintomatologia e o desempenho dos indivíduos na resposta ao questionário. Para a análise estatística foram utilizados o teste exato de Fisher e análise de variância com um fator fixo.

RESULTADOS:

O programa educativo foi avaliado em quatro tópicos ciclo, clínica, tratamento e prevenção da doença. Verificou-se que o grupo 3 apresentou mediana de respostas certas superior aos grupos 1 e 2 em todos os tópicos abordados. O grupo 2 apresentou mediana de respostas certas superior ao grupo 1 em todos os tópicos, exceto em relação ao tópico prevenção.

CONCLUSÕES:

O processo educativo aplicado foi eficiente, melhorou o conhecimento sobre a doença, podendo constituir-se num modelo de atuação efetiva e de baixo custo que também pode ser aplicado no combate a outras endemias.
Assuntos
Texto completo: Disponível Base de dados: LILACS Assunto: Esquistossomose / Educação em Saúde / Assistência Ambulatorial Tipo de estudo: Guia de prática clínica / Estudo prognóstico / Pesquisa qualitativa Idioma: Português Revista: Rev. saúde pública Ano de publicação: 2004 Tipo de documento: Artigo / Documento de projeto

Similares

MEDLINE

...
LILACS

LIS

Texto completo: Disponível Base de dados: LILACS Assunto: Esquistossomose / Educação em Saúde / Assistência Ambulatorial Tipo de estudo: Guia de prática clínica / Estudo prognóstico / Pesquisa qualitativa Idioma: Português Revista: Rev. saúde pública Ano de publicação: 2004 Tipo de documento: Artigo / Documento de projeto