Alterações plantares em pacientes com artrite reumatoide / Foot alterations in rheumatoid arthritis patients
RBM rev. bras. med
; RBM rev. bras. med;68(6)jun. 2011.
Article
em Pt
| LILACS
| ID: lil-592463
Biblioteca responsável:
BR12.1
RESUMO
Objetivo:
Identificar as alterações plantares em pacientes reumáticos.Métodos:
Foram avaliados 45 pacientes com diagnóstico de artrite reumatoide, com idade igual ou acima de 20 anos, do sexo masculino ou feminino. Os pacientes foram avaliados individualmente, quando foram coletados dados sociodemográficos (idade, gênero, raça e estado civil) e realizado o exame físico dos pés.Resultados:
Dos 45 pacientes avaliados, 24,4% não apresentaram acometimentos nos pés, 15,6% apresentaram lesões de pele, 24,4% lesões nas unhas, 11,1% lesões vasculares e 24,4% deformidades de dedos. Foi observado que 60% apresentaram pé plano, seguido pelo pé cavo com 31,1%, pé equino 8,9% e 42,2% não apresentaram comprometimento nos pés, sendo considerados normais. Pacientes com pés valgos foram 28,9%, 22,2% com pés dolorosos e 6,6% com pés varos. Na avaliação dos calçados, 39 dos 45 pacientes estavam usando sapatos inadequados, ou seja, 89% dos pacientes. Houve uma maior frequência de pacientes sem dor (19%), utilizando-se a EVA (0 mm) seguida de dores quantificadas em 20 mm (16%) e EM 100 mm (16%).Conclusão:
Através de uma avaliação simples foi possível observar as principais alterações que acometem os pés reumatoides, levando à dor e incapacidade. Com esse estudo foi descoberta a importância de se realizar uma avaliação detalhada nos pés e calçados, a fim de melhorar a qualidade de vida desses pacientes. Futuros estudos são necessários para determinar um calçado adequado que possa reduzir as alterações plantares e aliviar a dor nos pés reumatoides.Palavras-chave
Buscar no Google
Base de dados:
LILACS
Assunto principal:
Artrite Reumatoide
/
Articulações do Pé
Idioma:
Pt
Ano de publicação:
2011
Tipo de documento:
Article