Your browser doesn't support javascript.

Biblioteca Virtual em Saúde

BVS - Literatura Científico-Técnica

Home > Pesquisa > ()
XML
Imprimir Exportar

Formato de exportação:

Exportar

Email
Adicionar mais destinatários
| |

Heterogeneidade dos componentes de variância na produção de leite e seus efeitos nas estimativas de herdabilidade e repetibilidade / Heterogeneity of variance components in milk production and their effects on estimates of heritability and repeatability

Tapia, Elmer Francisco Valencia; Ramos, Alcides de Amorim; Wechsler, Francisco Stefano; Lui, Jeffrey Frederico; Grupioni, Natalia Vinhal; Ramos, Salvador Boccaletti; Munari, Danísio Prado.
Ciênc. rural; 41(6): 1070-1075, jun. 2011. tab
Português | LILACS-Express | ID: lil-592602
Avaliou-se a heterogeneidade dos componentes de variância e seu efeito nas estimativas de herdabilidade e repetibilidade da produção de leite de bovinos da raça Holandesa. Os rebanhos foram agrupados de acordo com o nível de produção (baixo, médio e alto) e avaliados na escala não transformada, raiz quadrada e logarítmica. Os componentes de variância foram estimados pelo método de máxima verossimilhança restrita. O modelo animal incluiu os efeitos fixos de rebanho-ano-estação e das covariáveis duração da lactação (efeito linear) e idade da vaca ao parto (efeito linear e quadrático) e os efeitos aleatórios genético aditivo direto, de ambiente permanente e residual. Na escala não transformada, todos os componentes de variância foram heterogêneos entre os três níveis de produção. Nesta escala, a variância residual e a fenotípica estavam associadas positivamente com o nível de produção enquanto que na escala logarítmica a associação foi negativa. A heterogeneidade da variância fenotípica e de seus componentes afetou mais as estimativas de herdabilidade que as da repetibilidade. A eficiência do processo de seleção para produção de leite poderá ser afetada pelo nível de produção em que forem estimados os parâmetros genéticos.
Biblioteca responsável: BR1.1