Your browser doesn't support javascript.
loading
Estimativa de dose efetiva e detrimento em exames de tomografia computadorizada de feixe cônico (TCFC) / Effective dose and detriment assessment in cone beam computed tomography (CBCT)
Ferreira, Virgínia Medeiros; Zocratto, Keli bahia Felicíssimo; Brasileiro, Cláudia Borges.
Afiliação
  • Ferreira, Virgínia Medeiros; Universidade Federal de Minas Gerais. Faculdade de Odontologia. Belo Horizonte. BR
  • Zocratto, Keli bahia Felicíssimo; Centro Universitário Newton Paiva. Curso de Odontologia. Belo Horizonte. BR
  • Brasileiro, Cláudia Borges; Universidade Federal de Minas Gerais. Departamento de Engenharia Nuclear. Belo Horizonte. BR
Arq. odontol ; 48(4): 251-256, 2012. tab
Artigo em Português | LILACS, BBO - odontologia (Brasil) | ID: lil-698356
Biblioteca responsável: BR365.1
RESUMO

Objetivo:

Estimar a dose efetiva (E) e o detrimento associados aos exames de Tomografia Computadorizada de Feixe Cônico (TCFC), seguindo as últimas recomendações da International Comission on Radiological Protection (ICRP).

Materiais e Métodos:

A E foi calculada multiplicando-se as dosesabsorvidas/equivalentes pela medula óssea, tireóide, pele, superfície óssea, glândulas salivares, cérebro e órgãos remanescentes (região extra-torácica, linfonodos, músculo e mucosa oral), resultantes de diferentes equipamentos e protocolos de aquisição de imagens, pelo fator de peso desses tecidos. O detrimento foi estimado multiplicando-se o valor de E pelo coeficiente de probabilidade de efeitos estocásticos resultantes de baixas doses de radiação que é 5,7 x 10-2 eventos por Sievert (Sv). Os equipamentos e protocolos foram agrupados de acordo com o volume irradiado (campo de visão). A média, desvio padrão e coeficiente devariação de cada grupo foram calculados.

Resultados:

Protocolos que empregaram um campo de visãomaior resultaram em aumento da dose efetiva e do detrimento. As médias (desvio-padrão) das doses efetivaspara campos de visão pequeno, médio e grande foram 33,91 μSv (13,38), 82,85 μSv (74,26) e 107,99 μSv (43,82), respectivamente. O grupo de campo de visão pequeno apresentou menor coeficiente de variação (39%).

Conclusão:

A E resultante da TCFC é alta comparada a outros exames radiográficos convencionais,embora o detrimento seja relativamente pequeno. A indicação dos exames e a seleção dos protocolos devem ser criteriosamente justificadas de forma que os benefícios resultantes da exposição dos pacientes à radiaçãosuperem o potencial detrimento.
Assuntos
Texto completo: Disponível Base de dados: BBO - odontologia (Brasil) / LILACS Assunto: Medição de Risco / Tomografia Computadorizada de Feixe Cônico Tipo de estudo: Estudo de etiologia / Fatores de risco Idioma: Português Revista: Arq. odontol Ano de publicação: 2012 Tipo de documento: Artigo

Similares

MEDLINE

...
LILACS

LIS

Texto completo: Disponível Base de dados: BBO - odontologia (Brasil) / LILACS Assunto: Medição de Risco / Tomografia Computadorizada de Feixe Cônico Tipo de estudo: Estudo de etiologia / Fatores de risco Idioma: Português Revista: Arq. odontol Ano de publicação: 2012 Tipo de documento: Artigo