Your browser doesn't support javascript.

Biblioteca Virtual em Saúde

BVS - Literatura Científico-Técnica

Home > Pesquisa > ()
XML
Imprimir Exportar

Formato de exportação:

Exportar

Email
Adicionar mais destinatários
| |

Cluster analysis of breeding values for milk yield and lactation persistency in Guzerá cattle / Análises de agrupamento dos valores genéticos para produção de leite e persistência da lactação em bovinos da raça Guzerá

Cruz, Diego Augusto Campos da; Savegnago, Rodrigo Pelicioni; Santana, Annaíza Braga Bignardi; Peixoto, Maria Gabriela Campolina Diniz; Bruneli, Frank Angelo Tomita; Faro, Lenira El.
Ciênc. rural; 46(7): 1281-1288, July 2016. tab, graf
Inglês | LILACS-Express | ID: lil-780874
RESUMO Objetivou-se neste estudo explorar o padrão das curvas de lactação genéticas de bovinos da raça Guzerá, empregando análises de agrupamento. Os 34.193 registros mensais de produção de leite foram provenientes de 5.274 vacas da raça Guzerá, participantes do teste de progênie. As análises foram realizadas com um modelo de regressão aleatória com polinômios de Legendre, composto pelos efeitos aleatórios genético aditivo, de ambiente permanente e o residual, e a curva média de lactação da população. Análise de agrupamento hierárquico e não hierárquico foram realizados com base nos VG para a produção acumulada até os 305 dias, pico e persistência da lactação, e períodos parciais da lactação. As estimativas de herdabilidade para produção de leite no dia do controle variaram entre 0,24 a 0,52. A análise de agrupamento identificou os animais da população que pertencem a diferentes grupos de acordo com o nível de produção de leite e persistência da lactação.
Biblioteca responsável: BR1.1